Publicidade

CFTC solicita medidas reforçadas de identificação no setor DeFi

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) dos EUA está instando os formuladores de políticas a se concentrarem em maneiras de identificar os indivíduos envolvidos em finanças descentralizadas (DeFi).

A preocupação dos reguladores é que o anonimato inerente ao ecossistema DeFi possa abrir portas para lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e fraude.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A CFTC, agência dos EUA que regula futuros, swaps e opções, quer que os formuladores de políticas identifiquem e priorizem projetos de maior preocupação e se concentrem em identidade digital, conheça seu cliente (KYC) e regimes de combate à lavagem de dinheiro (AML), bem como na calibração da privacidade no DeFi.

Desafios de regulação e anonimato no DeFi

Os reguladores estão lutando para abordar a percepção dos participantes de que o DeFi é imune ao escrutínio regulatório, principalmente devido ao uso generalizado de pseudônimos para ocultar a identidade dos usuários e à natureza descentralizada da indústria, que dificulta a atribuição de responsabilidade a qualquer pessoa em particular.

‘O pseudonimato e a desintermediação fornecidos na maioria dos sistemas DeFi apresentam sérias preocupações para os formuladores de políticas focados em garantir que os regimes AML e de combate ao financiamento do terrorismo (CFT) sejam eficazes e forneçam proteções e recursos adequados para as vítimas’, disse o relatório.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Iniciativas e recomendações para o futuro

A CFTC, que está competindo com a Securities and Exchange Commission para ser o principal regulador da indústria de criptoativos, ganhou um processo judicial alegando que a organização autônoma descentralizada (DAO) Ooki DAO ofereceu commodities não registradas.

Em setembro, a CFTC processou três empresas que desenvolvem alguns dos protocolos DeFi mais respeitáveis por oferecerem negociação ilegal de derivativos. As empresas resolveram as acusações.

‘Uma preocupação central relacionada aos sistemas DeFi é a falta de, e alguns designs da indústria para evitar, linhas claras de responsabilidade e responsabilização’, disse Christy Goldsmith Romero, uma das cinco comissárias da CFTC, em um comunicado acompanhando o relatório.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile