A Yuga Labs, estúdio por trás de algumas das coleções de NFT mais valiosas do mercado, como Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club, anunciou uma medida significativa para proteger os royalties dos criadores.
— Yuga Labs (@yugalabs) February 26, 2024
A empresa declarou que cessará o suporte a marketplaces de NFT que não honrarem os royalties para todos os criadores.
Esta decisão surge às vésperas do lançamento do marketplace Ethereum da Magic Eden, marcando um passo importante para reforçar a economia dos criadores no ecossistema web3.
- Leia também: DREX vai impulsionar o desenvolvimento e democratização financeira para o Brasil, diz especialista
Impacto limitado nas principais coleções
Apesar da nova política da Yuga Labs ser um forte sinal de apoio às royalties dos criadores, ela não afetará suas coleções mais lucrativas, como Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club.
Estas coleções representam a maior parte das royalties e do volume de negociação da Yuga Labs.
A medida é vista mais como um gesto simbólico neste momento, mas sinaliza para o mercado a importância de manter as recompensas para os criadores, incentivando outras plataformas a seguir o exemplo.
Futuro das coleções e royalties
A Yuga Labs listou as coleções que, daqui para frente, só serão negociadas em marketplaces que protejam o pagamento de royalties.
Entre elas, estão várias coleções do Otherside, ligadas à plataforma de metaverso em desenvolvimento pela empresa, e alguns NFTs da Moonbirds, recentemente adquirida pela Yuga Labs.
Este movimento não apenas destaca o compromisso da Yuga Labs com a proteção dos direitos dos criadores, mas também incentiva a adoção de padrões que garantam uma distribuição justa de valor no crescente mercado de NFTs.