Publicidade

Mais de 120 plataformas DeFi estão vulneráveis a ataques de DNS

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

Recentes mudanças na gestão de domínios revelaram que mais de 120 front-ends de finanças descentralizadas (DeFi) podem estar vulneráveis a ataques de DNS. A migração dos registradores de domínio da Google para a Squarespace desativou a autenticação de dois fatores (2FA) em diversos sites, expondo-os a possíveis ataques cibernéticos.

Em junho de 2023, o Google vendeu seu negócio de domínio para o Squarespace. No entanto, os sites não foram migrados do Google para o Squarespace até dois dias atrás, em 10 de julho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vulnerabilidade e ataques recentes

Em 11 de julho, os domínios front-end de projetos como Compound Finance, Pendle Finance e Celer Network foram alvo de ataques após a migração, que resultou na desativação do 2FA anteriormente gerido pela Google.

Especialistas em segurança, incluindo Bobby Ong, co-fundador da CoinGecko, e a equipe da DeFi Llama, recomendaram que os usuários evitassem interagir com interfaces front-end de protocolos DeFi até que a situação fosse resolvida.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

0xngmi do DeFi Llama compartilhou uma lista de mais de 120 domínios DeFi que podem ser vulneráveis ​​ao ataque. Esses ataques permitiram que os invasores configurassem registros DNS maliciosos que direcionavam os usuários a sites fraudulentos, comprometendo a segurança de suas transações.

‘Esta é uma lista de todos os domínios que compartilham este registrador, então eles podem estar em risco de serem hackeados’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Resposta e impacto na comunidade DeFi

As equipes de segurança dos projetos afetados agiram rapidamente para recuperar o controle de seus domínios e reforçar suas medidas de segurança. Embora os front-ends dos projetos DeFi possam ser vulneráveis, o incidente não impactou os protocolos de back-end web3 subjacentes.

A segurança das interfaces front-end é crucial para a confiança dos usuários em plataformas DeFi. Enquanto os protocolos back-end permanecem seguros, a manipulação dos front-ends pode levar a perdas financeiras substanciais, como foi evidenciado pelos quase US$ 498 milhões perdidos em ataques de phishing na primeira metade de 2024.

CertiK, uma empresa de segurança cibernética, ressaltou a importância de auditorias regulares e a necessidade de educar os usuários sobre os riscos e práticas de segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A vulnerabilidade causada pela transição de domínios sublinha a necessidade de uma maior vigilância e protocolos de segurança mais robustos para proteger os ativos digitais.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile