O artista plástico criador do Pepe, o sapo meme mais famoso da internet, lançou sua coleção de tokens não fungíveis (NFTs), a ZOGZ.
Matt Furie criou o sapo Pepe que se tornou meme nas redes sociais e até virou um certo tipo de religião (Kekismo) em meados da década passada.
O sapo Pepe é um dos quatro personagens da série de quadrinhos “Boy’s Club”, lançada por Furie em 2005.
- Leia também: Ripple: ‘Não abram startups de criptomoedas nos EUA’
A coleção ZOGZ
A coleção de NFTs, ZOGZ, foi lançada na plataforma da OpenSea com a participação da empresa Chain/Saw, uma plataforma de criação de NFTS.
A ZOGZ é formada por 71,2 mil NFTs de bonecos variados, sendo que no total existem 111 itens únicos ou exclusivos.
A coleção foi lançada dentro da rede Ethereum e é formada por tokens ERC-1155. Os itens mais baratos estão sendo negociados a 0,01 ETH. A coleção já transacionou mais de 20 ETH até o momento desta edição.
Furie: ‘Não conheço o token PEPE, sou maximalista de DOGE’
Furie é um adorador de Dogecoin, e lançou esta semana a sua primeira colação de NFTs.
O curioso é que o artista disse que ainda não conhecia o PEPE, o token meme do sapo criado por ele e que é o novo hype do mercado cripto, inclusive desbancando os cachorros dos protocolos Dogecoin e Shiba Inu.
Ao ser questionado em uma postagem no Twitter sobre o token PEPE, Furie disse que não sabia nada sobre ele.
‘Na verdade, esta é a primeira vez que ouço sobre isso. O que é Pepecoin? Eu sei sobre ether e bitcoin, ouvi falar de Dogecoin – é algo assim? Eu sou um maximalista de Dogecoin’, disse Furie.
Convenhamos que para quem é fã de DOGE e está lançando a própria coleção de NFT, dizer que não conhece o hype do momento é um tanto quanto estranho.
O PEPE ultrapassou a capitalização de mercado de US$ 1 bilhão nos últimos dias, ascendeu entre os TOP 50 criptoativos em capitalização de mercado cripto, e derreteu logo em seguida em uma liquidação de tokens que derrubou o preço do token.
Isto porque o próprio Furie já havia se desentendido com a plataforma OpenSea no passado e solicitou a retirada de uma coleção de NFTs que lesava seus direitos autorais. À época, a coleção ‘Sad Frogs District’ possuía mais de US$ 7 milhões transacionados em NFTs.
E vale lembrar que em 2017 o artista ‘destruiu’ o personagem Pepe. O sapo meme foi associado a grupos políticos de extrema direita, e até a Donald Trump, e ficou associado à figura de ódio, o que fez com que Furie desistisse de seguir com seu personagem mais emblemático.