Publicidade

Novo modelo de segurança da EigenLayer promete reduzir riscos no Ethereum

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A EigenLayer, um dos protocolos mais promissores no Ethereum, está desenvolvendo um modelo de segurança compartilhada que visa tornar mais barato o lançamento de certos protocolos. No entanto, esse modelo pode encorajar a tomada de riscos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos últimos dois meses, o fundador da EigenLayer, Sreeram Kannan, revelou uma mudança que pode minimizar danos colaterais.

Uma versão futura do protocolo EigenLayer, avaliado em bilhões de dólares, permitirá que alguns usuários comprem ‘seguro’, uma mudança que pode acalmar os temores dos céticos de que o protocolo poderia desestabilizar o Ethereum.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Redução de danos colaterais e restaking

O modelo de segurança do Ethereum exige que os usuários bloqueiem, ou ‘stake’, seu Ether. Quanto mais Ether for staked, mais um atacante precisaria para ganhar controle da rede.

Ainda assim, muitos investidores de varejo acham o processo muito técnico ou o requisito de capital muito alto para fazer o staking do Ether por conta própria.

A EigenLayer combina investidores que possuem Ether ou Ether staked com indivíduos e empresas conhecidas como operadores de nó, que gerenciam o capital e o hardware necessários para executar o blockchain do Ethereum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A EigenLayer, então, combina operadores de nó com protocolos que, de outra forma, exigiriam blockchains personalizados. Esse processo, chamado de restaking, torna possível usar o mesmo capital para garantir simultaneamente o Ethereum e uma variedade de outros protocolos.

Segurança compartilhada e atribuível

A versão futura da EigenLayer ainda apresentará segurança compartilhada, mas também dará aos AVSs (serviços validados ativamente) a opção de comprar ‘segurança atribuível’, um recurso que Kannan comparou a um seguro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A segurança atribuível dá a um AVS uma reivindicação sobre uma certa quantidade de capital restaked que pode ser apreendido e redistribuído em caso de problemas.

Isso permite que eles desfrutem dos benefícios da segurança compartilhada, limitando os danos colaterais aos operadores de nó, restakers e outros AVSs no caso de um falhar.

AVSs provavelmente pagarão um prêmio por isso, de acordo com Kratik Lodha, um colaborador fundador da Renzo, um protocolo de restaking líquido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile