- Visa fecha parceria com a Aquanow e amplia liquidações com stablecoins.
- Volume anual com stablecoins já chega a US$ 2,5 bilhões.
- Liquidações 24/7 com USDC reduzem a dependência dos bancos.
A Visa firmou uma nova parceria com a Aquanow para expandir seus serviços de liquidação com stablecoins em três regiões estratégicas: Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África (CEMEA).
A empresa quer modernizar sua infraestrutura e oferecer liquidação contínua, sem interrupções em fins de semana ou feriados.
Expansão reforça foco da Visa em novos trilhos financeiros
A integração com a Aquanow permitirá que emissores e adquirentes usem stablecoins aprovadas, como o USDC, para liquidar transações dentro da rede Visa. Além disso, a empresa busca reduzir intermediários e elevar a velocidade das operações.
Segundo Godfrey Sullivan, chefe de produto e soluções da Visa para CEMEA, o movimento acelera a migração para sistemas mais modernos:
“Nossa parceria com a Aquanow é mais um passo para modernizar os trilhos de pagamentos e preparar instituições para o futuro da movimentação de dinheiro.”
A Visa iniciou testes com USDC em 2023. Desde então, ampliou a operação e já alcança um ritmo anualizado de US$ 2,5 bilhões em liquidações com stablecoins. Além disso, o CEO Ryan McInerney afirmou em outubro que a empresa pretende adicionar quatro stablecoins em quatro blockchains diferentes nos próximos meses.
Aquanow amplia presença no Oriente Médio
A Aquanow já atuava na região após firmar parceria com a Zodia Custody em 2024 e obter licença de Provedor de Ativos Virtuais em Dubai. Portanto, a união com a Visa fortalece sua posição no mercado institucional.
Para Phil Sham, CEO da Aquanow, a colaboração abre novas portas:
“Juntos, Visa e Aquanow estão liberando novas formas para instituições participarem da economia digital.”
Impactos no mercado e no avanço da tokenização
A iniciativa reforça a tendência global de adoção de stablecoins por grandes players financeiros. Portanto, emissores, bancos e fintechs da região poderão acessar transações mais rápidas, baratas e transparentes. Além disso, o movimento pressiona concorrentes a acelerar integrações similares.
O uso institucional de stablecoins tende a crescer com a tokenização de ativos e a digitalização de pagamentos. Entretanto, ainda há desafios regulatórios e de padronização entre jurisdições.
Stablecoins ganham força institucional
A parceria entre Visa e Aquanow marca mais um passo na integração entre pagamentos tradicionais e infraestrutura cripto.
Além disso, sinaliza que stablecoins devem ganhar ainda mais espaço em operações internacionais. O avanço promete reduzir fricções, ampliar a eficiência e abrir novas oportunidades para empresas e instituições financeiras.
