A Tether lançou, hoje (24), a Tether Gold (XAU ₮), para atender a “crescente demanda por exposição digital ao ativo mais duradouro do mundo”. O XAU ₮ está disponível como um token ERC-20 na blockchain Ethereum, e como um token TRC20, na blockchain TRON.
Conforme o comunicado, cada XAU ₮ representa a propriedade de uma onça troy, cerca de 32 gramas, de uma barra de ouro física específica. Além disso, a Tether Gold é a única stablecoin a oferecer “taxas de custódia zero e controle direto sobre o armazenamento físico de ouro”.
As barras de ouro atreladas a XAU ₮ estão armazenados em um cofre na Suíça. Sendo assim, a empresa alega que a Tether Gold é a melhor maneira de se armazenar ouro.
Como era de se esperar, a Bitfinex foi a primeira exchange a começar a negociar o XAU ₮, tendo 25% da oferta dos tokens ERC-20. Todavia, a Tether convidou todas as exchanges que tenham vontade de listar o novo token a entrar em contato com a empresa.
O Tether Gold já havia sido anunciado em novembro de 2019 por Paolo Ardoino, CTO da empresa. Inesperadamente, durante o The Scoop, podcast sobre mercado financeiro e tecnologia, Ardoino prometeu a nova stablecoin apoiada em ouro para 2020.