Num momento cheio de incertezas e desconfianças a respeito da segurança e estabilidade das criptomoedas, uma tabela do Google Trends tem rodado o Reddit, nela sugere-se que as pessoas em diversos países estão buscando mais por “buy bitcoin” do que “buy dollar”. Considerando que o dólar é a principal moeda de reserva mundial, é um grande passo para o bitcoin estar tomando seu espaço.
Por outro lado, olhando a tabela de perto, na melhor das hipóteses parece ter algo errado, e na pior algum truque. Vamos olhar esse gráfico que tem causado tantas reações na internet, apesar de ter falhas que desafiam suas premissas e conclusões.
Para começar, o Google Trends não é uma fonte confiável de dados sobre investimentos, no máximo indica a curiosidade sobre o tópico. Além disso, o que realmente faria sentido seria comparar o volume de trade local nos pares correspondentes, por exemplo na Índia, INR/USD e INR/BTC. Sem falar que a tabela aponta a pesquisa pelo termo “Dollar” e não “US Dollar”, e o Canadá aparece na pesquisa, tendo seu próprio dólar, o dólar canadense…
Depois, temos uma falta de padrão na lista de países que não faz sentido. Não há por exemplo um indicativo na tabela de que os países listados teriam o mesmo idioma… Além disso, países como Filipinas e Singapura são extremamente amigáveis com criptomoedas, que já não é o caso de Índia e Kuwait. Cada um desses países varia em como as criptomoedas prevalecem lá, tornando a comparação ilógica.
Portanto, é uma tabela interessante em termos de curiosidade, pois é sempre bom ver as criptomoedas ganhando cada vez mais espaço. Mas não são dados para serem levados a sério.