Faça backup de seus fundos com “apenas uma senha” Em um post no blog em 12 de fevereiro, a Coinbase anunciou que os traders e holders poderiam agora armazenar um back-up de suas chaves privadas usando o iCloud ou no Google Drive.
“Você só terá que lembrar de uma senha, que você decidir, a fim de recuperar seus fundos”, explicou a empresa.
Se você perder seu dispositivo ou sair do aplicativo, poderá facilmente recuperar o acesso a seus fundos com a combinação de sua conta na nuvem pessoal (iCloud ou Google Drive) e sua senha.
O objetivo do recurso é dar aos usuários tranquilidade, no caso de perda ou roubo do dispositivo, reduzindo as chances de comprometimento da carteira ou conta da exchange.
“As chaves privadas geradas e armazenadas em seu dispositivo móvel são a única maneira de acessar seus fundos na blockchain”, continuou a Coinbase.
Os proprietários de “carteiras controladas pelo usuário”, como a Coinbase Wallet, às vezes perdem seus dispositivos ou não conseguem fazer backup de suas frases de recuperação de 12 palavras em um local seguro, perdendo assim seus fundos para sempre.
O movimento imediatamente despertou a curiosidade. O consenso geral nos círculos de criptomoeda sempre alertou contra o armazenamento de informações confidenciais na nuvem – senhas fracas e gerenciamento de dados provocaram uma infinidade de tentativas de invasão, algumas das quais foram bem-sucedidas.
Jesse Powell, diretor executivo da Kraken, exchange norte-americana, destacou o histórico ruim de armazenamento em nuvem como um sinal revelador de que a opção da Coinbase poderia fazer mais mal do que bem para os usuários.
“Eu não sou fã de treinar usuários em segurança ruim. O armazenamento em nuvem, embora conveniente, é constantemente comprometido, especialmente com todas as portabilidades de SIM ”, escreveu ele no Twitter, referindo-se aos hackers que conseguiram entrar para trocar contas enganando as operadoras de telefonia móvel para trocar o número de telefone da vítima para seu próprio dispositivo.
Os usuários da Coinbase pareciam igualmente não convencidos, a empresa recebeu uma série de críticas nas mídias sociais.