Os reguladores do mercado de capitais no Canadá estão planejando estabelecer novas regras para conter os riscos associados às plataformas de negociação de criptomoeda. Isso aconteceu devido a morte súbita de Gerald Cotten, fundador e diretor executivo da exchange Quadrigacx, que gerou cerca de US$ 145 milhões em criptomoedas perdidas ou congeladas.
Requisitos personalizados para exchanges de criptomoedas
Em um novo documento, no dia 14 de março, a Canadian Securities Administrators (CSA) e a Organização Reguladora do Setor de Investimentos do Canadá (IIROC) falaram sobre a necessidade de criar requisitos sob medida para abordar as novas características e riscos das exchanges de criptomoedas.
“Precisamos nos adaptar à inovação e fornecer clareza ao mercado sobre como os requisitos regulatórios podem ser melhor adaptados e aplicados a esses modelos de negócios exclusivos, enquanto mantemos a proteção do investidor.”, detalham os reguladores.
“Nós nos esforçamos para facilitar a inovação que beneficie os investidores e nossos mercados de capitais, garantindo ao mesmo tempo que temos as ferramentas e o entendimento adequados para acompanhar os mercados em evolução.”, acrescentaram.
Clareza nos negócios
A CSA e a IIROC resolveram não apenas fornecer clareza aos negócios de criptomoedas, mas também criar maior integridade no mercado e abordar os riscos de proteção do investidor, explicando:
“Reguladores em todo o mundo estão atualmente considerando questões importantes em torno da regulamentação dos ativos de criptografia, incluindo a regulamentação apropriada das plataformas. Pretendemos usar esse feedback para estabelecer uma estrutura que forneça clareza regulatória às plataformas, direcione os riscos para os investidores e crie uma maior integridade no mercado.”
O documento de consulta solicita informações da comunidade de tecnologia financeira, participantes do mercado, investidores e outras partes interessadas sobre como os requisitos podem ser adaptados para as transações em moeda digital que operam no Canadá.
Medidas de proteção
De acordo com o Globe and Mail, muitas exchanges de criptomoedas canadenses estão tomando medidas para atender às preocupações dos clientes e garantir a proteção dos fundos dos investidores após o evento da Quadrigacx.
Por exemplo, a Bitbuy, sediada em Toronto, simulou uma série de desastres – incluindo ataques nucleares e morte repentina de todos os seus diretores – para garantir que os clientes ainda pudessem acessar seus fundos. A Bitbuy também contratou recentemente uma empresa forense de blockchain baseada nos EUA para rever seu status de solvência, seus métodos de armazenamento de criptomoeda e suas práticas de segregação de ativos.