Em Nova York, os golpistas do Bitcoin estão se passando por administradores da previdência social. Um informe da The Next Web revela que o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) enviou uma advertência ao público, alertando contra fraudadores que telefonam e pedem pagamento em transferências bancárias, bitcoin (BTC) e cartões-presente pré-pagos.
O Departamento de Polícia de Nova York afirmou que mais de 200 vítimas haviam perdido mais de US$ 2 milhões para golpistas somente em 2019. Em 2018, as autoridades relataram apenas três queixas.
Jessica Corey, vice-inspetora, C.O. da Divisão de Prevenção ao Crime, comunicou o público por meio de um vídeo no NYPD News Twitter. No vídeo, Corey alertou sobre o surgimento de golpistas que utilizam o telefone.
Parte do clipe diz:
“Se você receber um telefonema da Administração do Seguro Social, seja de uma pessoa ou de um robocall, é muito provável que isso seja uma farsa.”
Além disso, Corey explicou como esses golpes ocorrem, dizendo que os impostores assustam as vítimas, dando falsas alegações sobre o seu número de segurança social. Às vezes, os fraudadores afirmam que o número da vítima está relacionado a lavagem de dinheiro ou tráfico de drogas.