Recentemente a blockchain Tezos implantou a décima quarta atualização da rede, apelidada de “Nairobi”. A atualização aumenta a velocidade das transações em até oito vezes, além de outras melhorias.
Anteriormente, a blockchain poderia processar até 1 milhão de transações por segundo (tps) após a atualização “Mumbai” de março.
Os desenvolvedores informam que Nairobi introduziu um novo mecanismo de taxas que cobra dos usuários de forma diferenciada, com base no uso da rede, em vez de uma taxa fixa única cobrada nas versões anteriores da blockchain.
Nairobi também habilita os Smart Rollups de Tezos – uma ferramenta de escalabilidade que permite o uso da rede de maneira ainda mais rápida – para serem atualizados continuamente e automaticamente à medida que novas atualizações são implantadas no Tezos no futuro.
Enquanto isso, o uso da rede Tezos atualmente continua significativamente baixo. Tezos processou apenas 68.000 transações nas últimas 24 horas, em comparação com blockchains populares no mesmo período.
O token XTZ da rede estava em queda de 2% a 80 centavos no momento da escrita. Os dados mostram que Ethereum processou 1 milhão de transações, BNB Chain processou 3,9 milhões de transações e Bitcoin processou 400.000 transações.
Tezos
Tezos é uma plataforma de blockchain de código aberto para contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (dApps). É conhecida por seu modelo de governança em cadeia, no qual as mudanças de protocolo são decididas pelos detentores de tokens. Isso inclui atualizações na própria governança do Tezos.
Tezos foi lançada em 2017, depois de uma das ofertas iniciais de moedas (ICOs) mais bem-sucedidas daquele ano, arrecadando US$232 milhões. A plataforma tem atraído muita atenção tanto pela sua abordagem tecnológica quanto pelo seu histórico de conflitos internos e litígios.
O banco brasileiro BTG usou a Tezos para emitir seu tokens, o ReitzBZ, em 2018.
No entanto, apesar desses desafios, Tezos emergiu como uma das principais plataformas de blockchain e continua a desenvolver e expandir suas capacidades, conforme demonstrado pelo recente lançamento da atualização “Nairobi”.
- Leia também: US$ 6,8 bilhões em opções que expiram na sexta-feira podem impactar o preço do BTC ao longo da semana