As ações de empresas de mineração de Bitcoin e demais criptomoedas subiram durante a semana impulsionadas pela decisão favorável do Tribunal norte-americano à empresa Ripple e seu token, a XRP, em ação movida pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) do país.
A decisão, anunciada na quinta-feira (dia 13), fez com que o mercado dos criptoativos reagisse fortemente, com destaque para a alta da XRP que chegou a subir cerca de 100% em algumas exchanges. Além do preço dos criptoativos em geral, quem também subiu foram as ações das empresas associadas à mineração de criptomoedas.
De fato, as ações das empresas associadas ao mercado dos criptoativos têm subido desde meados de junho com os pedidos de ETF em Bitcoin que foram designados por grandes empresas de investimentos para aprovação pela SEC dos EUA. Um pouco antes, no início do mesmo mês, as ações destas empresas ‘despencaram’ com as ações movidas pela SEC contra as exchanges Binance e Coinbase.
- Leia também: Binance em Crise: Mais de 1000 Funcionários são dispensados e Bitcoin desvaloriza US$ 1.500 após anúncio
Ações de empresas cripto sobem com parecer favorável à Ripple
Diversas empresas relacionadas aos criptoativos e que possuem seus papéis listados em bolsas de valores norte-americanas apresentaram desempenho positivo no decorrer da semana devido à decisão do Tribunal de Justiça de Nova York de que a XRP não é considerada um valor mobiliário.
Com destaque para as empresas voltadas para a mineração de criptomoedas, as ações da Marathon Digital Holdings chegaram a subir cerca de 17%, enquanto as ações de outra mineradora, a Greenidge Generation Holdings, chegou a apresentar alta de 52%.
Já as ações da Riot Plataforms subiram cerca de 21,2%, seguidas da CleanSpark que subiram cerca de 17%; da Iris Energy Limited subiram cerca de 14,9%, Blockchain Bitfarms subiram cerca de 14%, Hut 8 Mining subiram cerca de 6,8% e Bit Digital cerca de 2,5%.
- Leia também: Cresce volume de negociação da XRP e exchanges anunciam relistagem em plataforma de negociação
A empresa desenvolvedora de aparelhos de mineração, Canaan Incorporation, apresentaram alta em seus papéis listados em bolsa de valores de 20,5%, e da Ebang International subiram mais de 40%.
Fora deste segmento, as ações da exchange Coinbase subiram mais de 30%, da Microstrategy subiram cerca de 21% e da Robinhood subiram cerca de 14%.