Sony Network Communications, uma subsidiária da gigante Sony, anunciou recentemente uma parceria com Startale Labs para desenvolver uma infraestrutura blockchain. O objetivo é tornar essa tecnologia a ‘espinha dorsal da infraestrutura global da web3’, além de hospedar ofertas baseadas em blockchain da própria Sony. A parceria resultará em uma joint venture chamada Sony Network Communications Labs.
Jun Watanabe, presidente da Sony Network Communications, expressou otimismo sobre a parceria, afirmando que a experiência da Sony em comunicação, IoT, IA e serviços de solução será combinada com o conhecimento técnico de Startale Labs em Web3. A Sony Network Communications, que começou como um provedor de serviços de Internet em 1995, agora também atua em áreas como Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Probably the biggest announcement we made so far. I am extremely excited to announce that Sony is going to make Sony's blockchain together with @StartaleHQ, a spin-off company from @AstarNetwork through the joint venture between us. This can be the game changer in web3, and here… pic.twitter.com/zpZxNUcH8W
— Sota Watanabe (@WatanabeSota) September 12, 2023
A parceria entre Sony e Startale não é nova; as empresas começaram a colaborar em fevereiro deste ano. Na época, a Sony Network Communications se uniu à Astar Network para lançar um incubador web3 focado em DAOs e NFTs, com Startale organizando a iniciativa.
O contexto japonês
A Sony não é a única empresa japonesa a entrar no espaço Web3. Outras grandes corporações, como Casio, Mizuno e Asics, também anunciaram planos para lançar linhas de NFT. O megabanco Mitsubishi UFJ revelou planos detalhados para entrar no espaço de stablecoin, enquanto a Nissan lançou uma ‘plataforma Web3 digital’ para fãs de corridas de carros.
O CEO japonês da Startale chamou o anúncio da Sony de ‘um evento histórico’ e acrescentou que a rede Sony tem o potencial de superar até mesmo a Base da Coinbase, uma rede de camada 2. A Sony já estava ativa no setor de blockchain desde 2018, quando começou a trabalhar em soluções de gerenciamento de direitos alimentadas por blockchain para conteúdo digital.
歴史的な1日。Sony Network Communicationsと合弁会社を設立しSonyのブロックチェーンをSonyと共同開発します。CoinbaseのBaseが盛り上がる中でSonyチェーンはそれを超え世界トッププロジェクトになりうる可能性があります。
詳細は徐々に公開していきます。時代を創りに行くので応援お願いします! pic.twitter.com/T1GHJv4JCQ
— 渡辺創太 @スターテイル•ラボ (@Sota_Web3) September 12, 2023
O impacto no mercado global
Apesar do mercado de criptomoedas não estar em seu melhor momento, grandes empresas como Sony e PayPal continuam investindo em tecnologias web3. No mês passado, o PayPal lançou seu stablecoin baseado em Ethereum, PYUSD, e também permitiu conversões entre criptomoedas suportadas e saldos do PayPal.
A Nubank, uma grande fintech latino-americana, lançou seu próprio aplicativo e token de camada 3, Nucoin, em março, aproveitando a tecnologia da Polygon. O token é destinado a sustentar o programa de fidelidade do cliente da empresa.
O CEO da Startale Labs, Sota Watanabe, está entusiasmado com a colaboração mais profunda com a Sony. Ele até mencionou como o novo sistema da Sony poderia ser ainda maior do que o que a Coinbase fez recentemente com sua rede de camada 2, Base.