Tokens no cruzamento entre criptomoedas e inteligência artificial (IA) alcançaram um valor de mercado de US$ 9,2 bilhões.
Startups que combinam IA e criptomoedas podem parecer estar apenas surfando na onda de tendências tecnológicas, mas investidores de firmas como CoinFund, Plaintext Capital e Archetype, que apoiaram projetos de cripto adjacente à IA, afirmam que há substância real nessa interseção.
Investimentos em projetos de IA descentralizada surgem após o drama na OpenAI, onde o CEO Sam Altman foi demitido e depois reintegrado. Varun Mathur, empreendedor trabalhando em uma solução de IA descentralizada, destacou o poder concentrado nas mãos de poucas pessoas na OpenAI, uma empresa de US$ 100 bilhões usada por centenas de milhões.
Computação como chave e desafios de mercado
A confiança de Altman na OpenAI era tanta que ele considerou ‘impossível’ competir com os modelos de IA fundamentais da empresa. Ainda é cedo para dizer se ele está correto, mas a IA descentralizada certamente tentará competir com sua contraparte centralizada.
Uma vantagem potencial para a IA descentralizada reside na computação, disse Jake Brukhman, co-fundador e CEO da CoinFund. Recursos computacionais, ou ‘computação’, são usados para treinar os modelos que sustentam produtos como o ChatGPT.
A demanda por computação impulsionou as ações de empresas como a NVIDIA, que fornece hardware e software críticos para o desenvolvimento da IA, quase triplicando este ano e se tornando a sexta empresa mais valiosa do mundo.
Modelos proprietários e tokens de IA-cripto
Essas preocupações foram expressas tanto dentro da comunidade cripto, por pessoas como Vitalik Buterin, quanto fora dela. Mathur, CEO e co-fundador da Hyperspace, uma ‘rede de inteligência ponto a ponto’, também acredita que blockchains podem ajudar a IA descentralizada.
Ele lançou um artigo delineando o design da Hyperspace em novembro. Um ponto de ênfase do design é que um mundo com muitos modelos de código aberto é mais seguro do que um onde os modelos mais influentes são proprietários.
De fato, enquanto alguns modelos, como a série Llama 2 desenvolvida pela Meta, são de código aberto, os nove principais modelos, de acordo com um método de pontuação chamado Elo, são proprietários. O GPT-4 é um desses modelos líderes.