A Homium, um protocolo de tokenização de empréstimos de equity de casa (HELOC) desenvolvido na blockchain Avalanche, captou US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento Série A liderada pela Sorenson Impact Group e Blizzard.
Homium issues tokenized home equity loans on Avalanche 🔺
The blockchain industry has seen a resurgence in focus on asset tokenization. Through shared appreciation home equity loans, @homium introduces a way for homeowners to borrow against their home equity without increasing… pic.twitter.com/X8execbAMv
— Avalanche 🔺 (@avax) April 16, 2024
‘Através de empréstimos imobiliários de valorização compartilhada, o Homium apresenta uma maneira para os proprietários tomarem empréstimos contra o valor de sua casa sem aumentar o peso da dívida mensal’, escreveu a Avalanche em uma postagem de 16 de abril.
A startup tem como objetivo inovar no mercado imobiliário permitindo que proprietários de casas usem uma parte do valor futuro de suas propriedades como garantia para empréstimos.
A plataforma usa tecnologia patenteada para proporcionar aos investidores uma visão em tempo real de cada empréstimo no pool, desde seu valor original até a estimativa atualizada de mercado.
- Leia também: B3 lança plataforma de ativos tokenizados
Funcionamento e vantagens do protocolo
Os tokens HELOC da Homium são lastreados por empréstimos de segunda hipoteca feitos em residências unifamiliares ocupadas por seus proprietários. Esses tokens dão aos investidores exposição à valorização dos preços das casas no estado correspondente, sem aumentar a dívida mensal do proprietário da casa.
Diferente das criptomoedas tradicionais, os tokens HELOC são considerados valores mobiliários de dívida, cumprindo com a norma SEC Rule 144A, o que permite a venda privada para investidores institucionais.
Esta abordagem abre novas oportunidades tanto para proprietários quanto para investidores, diversificando suas carteiras com ativos imobiliários tokenizados.
Impacto no mercado e perspectivas futuras
A iniciativa da Homium de tokenizar HELOCs representa uma nova classe de ativos para investidores institucionais, oferecendo retornos protegidos contra inflação e não correlacionados com outras classes de ativos tradicionais.
Com o compromisso da Avalanche de investir US$ 50 milhões em protocolos de tokenização, especialmente aqueles que focam em bens imobiliários e colecionáveis digitais, a Homium está bem posicionada para expandir sua atuação e impactar significativamente o mercado imobiliário e de tokenização.
Este desenvolvimento promete facilitar a liquidez e a transparência nos investimentos imobiliários, transformando como os ativos são comprados, vendidos e gerenciados através da tecnologia blockchain.