A Coinbase, principal exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, lançou sua aguardada Smart Wallet, projetada para reduzir as barreiras para novos usuários que desejam ingressar no espaço DeFi (Finanças Descentralizadas). O anúncio foi feito por Siddharth Coelho-Prabhu, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Coinbase, em um post no blog oficial da empresa.
De acordo com Coelho-Prabhu, as Smart Wallets permitem que os usuários criem uma carteira gratuita, segura e de autocustódia em poucos segundos.
“Elas simplificam a integração, reduzem o número de transações a serem assinadas e permitem o uso perfeito dos saldos Coinbase”, afirmou ele.
- Leia também: Previsão de preço BNB: analista aponta que BNB deve registrar novo ATH antes do Bitcoin
Smart Wallet da Coinbase
A Coinbase havia anunciado a Smart Wallet pela primeira vez durante a ETHDenver em fevereiro. Diferente das tradicionais frases de recuperação, aplicativos e extensões geralmente utilizados para acessar serviços DeFi, as Smart Wallets usam senhas padrão do setor e um portal da web complementar, conectado a várias redes, incluindo Base, Ethereum, Optimism, Arbitrum, Polygon, Avalanche, BNB e Zora.
De acordo com o anúncio, a iniciativa visa enfrentar os desafios da experiência típica do usuário DeFi, especialmente no início. Coelho-Prabhu destacou que, até agora, entrar na blockchain tem sido um processo lento, caro e complicado. Além disso, exige instalações separadas de aplicativos de carteira e blockchains de primeira geração.
Com a nova Smart Wallet, os usuários podem criar uma carteira usando Face ID, perfil do Google Chrome, Yubikey, desbloqueio por impressão digital ou FaceID.
Outro problema que a Smart Wallet busca resolver é a fragmentação de saldos em múltiplas carteiras. Com ela, os usuários poderão sacar fundos diretamente dos saldos das contas Coinbase ou do saldo da carteira com autocustódia. A ideia é facilitar as transações em quase qualquer lugar.
Além disso, a Coinbase está incentivando desenvolvedores de criptomoedas a integrarem a Smart Wallet em seus aplicativos, oferecendo até US$ 15.000 em créditos de gás.
Coelho-Prabhu explicou que a integração da Smart Wallet é simples, exigindo apenas algumas linhas de códigos. Uma característica notável das Smart Wallets é a possibilidade de transações sem custo de gás por meio de patrocínios “paymaster”, onde desenvolvedores ou outras partes podem cobrir as taxas de gás do usuário para fornecer um produto ou serviço gratuitamente.
Este lançamento faz parte de uma visão mais ampla da Coinbase de um futuro onde todos utilizem criptomoedas.
“As carteiras inteligentes são um passo revolucionário em nossa missão de trazer mais de 1 bilhão de usuários para a rede”, concluiu Coelho-Prabhu.