A senadora republicana Cynthia Lummis, do estado de Wyoming, está propondo uma nova legislação que prevê a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin (BTC) para os Estados Unidos, em meio ao crescente endividamento nacional.
Durante sua participação na Conferência Bitcoin 2024, Lummis anunciou que irá apresentar um projeto de lei para estabelecer uma reserva de BTC como forma de assegurar o valor do dólar americano, sobretudo diante do aumento recorde da dívida nacional.
“Estabelecer uma reserva estratégica de Bitcoin garantiria firmemente a posição do dólar como moeda de reserva mundial no século XXI. Além disso, asseguraria que continuemos a ser líderes mundiais em inovação financeira”, declarou a senadora.
Ela destacou que as famílias em Wyoming e em todo o país estão lutando para lidar com as taxas de inflação crescentes e os custos recordes. Enquanto isso, a dívida nacional atinge níveis sem precedentes.
“Agora, mais do que nunca, precisamos criar um futuro mais promissor para as próximas gerações de americanos, diversificando para o Bitcoin e garantindo o futuro econômico.”
Reserva de Bitcoins nos EUA
De acordo com Lummis, a legislação proposta exigirá que o governo dos EUA acumule 1 milhão de Bitcoins, ou 5% do total da oferta de BTC, em um período de cinco anos. “Com uma reserva estratégica de Bitcoins, teremos um ativo que pode reduzir nossa dívida pela metade até 2045.”
A senadora explicou que o plano envolve converter fundos excedentes dos 12 bancos do Federal Reserve em Bitcoin ao longo de cinco anos. “Esta é a solução. Esta é a resposta. Este é o nosso momento de Compra da Louisiana!”
Conforme dados do Departamento do Tesouro dos EUA, a dívida nacional atual está em US$ 34,99 trilhões.
No momento da redação desta matéria, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 66.780, de acordo com dados do CoinGecko. Nas últimas 24 horas, o preço do BTC subiu cerca de 3%.