A Hong Kong Exchanges and Clearing Ltd. (HKEX) anunciou o lançamento de uma série de índices de preços para criptomoedas, com o objetivo de oferecer um ponto de referência confiável para investidores na Ásia. Nomeada de “HKEX Virtual Asset Index Series,” a série de índices chegará aos usuários no dia 15 de novembro, oferecendo preços de referência para ativos digitais, incluindo Bitcoin e Ether, durante o horário de operação na Ásia.
O índice oferecerá um preço de referência único para o Bitcoin e o Ether, bem como taxas de referência individuais para ambas as criptomoedas. Conforme comunicado divulgado pela HKEX, a criação desses índices visa responder à crescente demanda por ativos digitais na região. Além disso, a HKEX afirmou que a iniciativa proporcionará uma ferramenta transparente e confiável para investidores do setor.
A CEO da HKEX, Bonnie Y Chan, comentou sobre o lançamento, afirmando que a HKEX se alegra em atender a necessidade por um índice de referência para criptomoedas, sobretudo diante do aumento da popularidade desses ativos.
“Ao oferecer benchmarks transparentes e em tempo real, buscamos capacitar os investidores para decisões informadas. Isso, por sua vez, apoiará o desenvolvimento do ecossistema de ativos virtuais e reforçará o papel de Hong Kong como um centro financeiro internacional,” disse Chan.
Criptomoedas em Hong Kong
De acordo com a HKEX, o índice utilizará preços spot ponderados pelo volume das transações de Bitcoin e Ether ao longo de 24 horas, com dados agregados de grandes exchanges de criptomoedas. Denominado em dólares americanos, o índice terá a administração da empresa britânica CCData, especializada na criação de benchmarks. O índice estará em conformidade com a regulamentação da União Europeia.
O lançamento dos índices chega em meio aos esforços da HKEX para fortalecer sua posição no mercado de ativos digitais. Em abril deste ano, a HKEX listou os primeiros fundos de índice (ETFs) de criptomoedas em mercados asiáticos, permitindo a negociação de fundos de Bitcoin à vista.
No entanto, o interesse por esses ETFs ainda parece modesto. Na última sexta-feira, o volume diário de negociação dos três ETFs de Bitcoin à vista foi de US$ 741.030, um valor inferior ao pico de US$ 4,73 milhões registrado em 16 de outubro.
A HKEX acredita que a introdução dos novos índices pode estimular maior adesão ao mercado de criptoativos, especialmente por meio de benchmarks que forneçam dados em tempo real e atendam aos requisitos regulatórios.