A empresa Ledger deverá adiar o lançamento do serviço Ledger Recovery até a publicação do código aberto do protocolo.
O executivo de tecnologia e CEO da Ledger, Pascal Gauthier, emitiu uma declaração dizendo que a empresa está tentando eliminar gradualmente a má impressão causada pelo ‘controverso recurso de recuperação de chave’ desde a sua divulgação.
O CEO pediu desculpas pelo mal-entendido e disse que não há riscos para os usuários.
- Leia também: Mercado Pago dará cashback para compra de cripto e libera compra de Bitcoin com cartão de crédito
Ledger Recover adiado
A empresa Ledger não possui o hábito de publicar de forma aberta seus códigos abertos, mas devido à repercussão negativa do serviço Ledger Recovery a empresa mudou de ideia.
Gauthier garantiu que, embora a política da empresa não seja a de disponibilizar publicamente os códigos de todos os produtos, a situação será diferente no que diz respeito ao serviço Ledger Recover devido à necessidade de informação a seus clientes.
‘Nosso erro de comunicação não intencional pegou todos de surpresa e afetou a capacidade dos clientes de entender com precisão o verdadeiro propósito do Ledger Recover, seu papel para a crescente comunidade criptográfica e futuras ofertas do Ledger. Pedimos desculpas pela forma como isso foi apresentado’, disse Gauthier.
- Leia também: Augusto Backes: Com ou sem calote dos EUA o mercado cripto tende a continuar derretendo
Continuando, disse que abrirão o código do protocolo Ledger Recover para permitir que a comunidade faça a melhor escolha possível em relação ao ‘self-storage’.
‘Hoje, todos os 150 aplicativos Ledger Nano, Ledger Live e uma parte do sistema operacional (você pode explorar o código no GitHub aqui) são de código aberto’, disse Gauthier em carta à comunidade.
Em certo momento da carta, o CEO pediu desculpas em nome da empresa pela forma como foi feito o comunicado. ‘Nunca quisemos surpreendê-lo’, finalizou.
No dia 16 de maio a Ledger anunciou o serviço Ledger Recover, um novo serviço de assinatura opcional no valor de US$ 9 por mês.
O serviço ‘recover’ oferecerá aos usuários de carteiras Ledger Nano X a possibilidade de recuperação do acesso aos criptoativos armazenados nos dispositivos caso o usuário perca a frase inicial confidencial de 24 palavras.
O anúncio deste serviço recebeu inúmeras críticas da comunidade cripto e trouxe desconfiança dos usuários. Desde então os desenvolvedores e executivos da Ledger tentam amenizar a situação que possui anseio legal e de regulação por trás do serviço.