A Grayscale Investments está preparada para agir contra a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) norte americana caso seu fundo negociado em Bolsa de Valores (ETF) seja rejeitado pela entidade reguladora.
Por bem ou por mal
Em entrevista à Bloomberg o CEO da Grayscale Investments, Michael Sonnenshine, disse que a empresa está se preparando para uma ação judicial contra a SEC.
O motivo é a absoluta rejeição da SEC em não aprovar os ETFs em bitcoin (spot) aos quais são solicitados liberação para comercialização no mercado de investimentos dos Estados Unidos.
Sonnenshine disse que uma maneira de influenciar a SEC é agir por meio litigioso, perante a Lei de Procedimento Administrativo.
A fala de Sonnenshine é de certa forma um aviso à SEC, pois o próximo prazo de análise do ETF da Grayscale está agendado para o dia 6 de julho.
Por diversas vezes antes de negar um pedido de ETF a SEC postergou o prazo de análise dos ETFs em bitcoin solicitados para avaliação da entidade regulatória.
“Estamos considerando todas as opções possíveis. A equipe da Grayscale investiu todos os recursos da empresa na conversão de nosso principal fundo GBTC em um ETF. É muito importante para nós que os investidores saibam que os estamos protegendo e continuaremos a protegê-los”, disse Sonnenshine.
Pode perder investidores
Segundo a Grayscale há investidores em fundo GBTC em cada um dos 50 estados norte americanos, o que é um indício de unanimidade em adesão e aceitação deste tipo de investimento.
Outra pressão a qual a SEC sofre neste contexto é que a Grayscale estima que mais de 800.000 investidores estão esperando para investir seus fundos caso o ETF em bitcoin seja aprovado.
A pressão está em saber que caso a SEC rejeite novamente este ETF, estes investidores possam levar esses fundos para outros países mais flexíveis em relação aos ETFs de BTC, como o Canadá, por exemplo.