- TechDev identifica setup raro em Bitcoin antes de grandes rallies.
- Métrica ajustada por liquidez indica valorização do BTC.
- Altcoins podem disparar após consolidação de padrão de alta.
O mercado de criptomoedas ganha atenção com um alerta do analista TechDev, ele identificou um padrão em Bitcoin (BTC) que precedeu os maiores rallies da história da moeda.
Segundo o especialista, a repetição desse setup pode indicar forte valorização no curto prazo e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para uma explosão das altcoins.
Setup histórico em Bitcoin e sinais de alta
TechDev analisou a métrica de ciclo econômico ajustada por liquidez, que conecta mercados financeiros à economia real. Por isso, ele aponta que Bitcoin tende a disparar após o surgimento de um “higher low” nesse indicador.
“Foi assim em 2012 antes da alta de 2013, em 2016 antes de 2017 e em 2020 antes de 2021. Agora, acontece de novo.” – TechDev, em X

Além disso, o analista observa que a recuperação dessa métrica coincide com a alta de um índice global de risco, que mede três sinais macro independentes de Bitcoin. O índice não utiliza pesos ou ajustes e, portanto, pode indicar movimento relevante para o mercado.

No momento, BTC é cotado a US$ 116.946. Segundo TechDev, a tendência de alta se confirma quando o índice global de risco ultrapassa a linha central, reforçando assim a possibilidade de nova valorização.
Perspectiva de expansão das altcoins
Para o mercado de altcoins, TechDev projeta forte crescimento. Ele aponta que a maioria das criptomoedas alternativas ainda não refletiu o potencial da fase atual, entretanto, a consolidação de padrões de alta indica que a expansão macro está apenas começando.

O TOTAL3, índice que mede a capitalização total de criptoativos excluindo Bitcoin, Ethereum e stablecoins, está em US$ 1,122 trilhão, sinalizando assim liquidez disponível para novos movimentos de valorização.
Impacto potencial e sinais estratégicos
A projeção do analista sugere que, caso Bitcoin confirme o padrão histórico, altcoins podem acompanhar, desencadeando assim ganhos significativos e renovando o interesse do mercado por criptomoedas de médio e pequeno porte.
A tendência identificada reforça a importância de monitorar métricas macro e setups históricos, oferecendo assim aos investidores sinais valiosos para decisões estratégicas.