Ark Invest, de Cathie Wood, e 21Shares apresentaram um pedido à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para um ETF spot de Ethereum, de acordo com uma declaração datada de 6 de setembro. Essa movimentação ocorre em meio a uma empolgação crescente na indústria de criptomoedas, enquanto esta batalha com o regulador pelo primeiro fundo spot de criptomoeda.
Batizado de ARK 21Shares Ethereum ETF, o fundo quer oferecer exposição direta ao ETH e seria negociado na Bolsa Cboe BZX, utilizando a CME CF Ether-Dollar Reference Rate – New York Variant.
O ETH recuperou algumas perdas com a notícia, mas ainda registrando uma queda de apenas 0,2% nas últimas 24 horas, sendo cotado a US$ 1.629, de acordo com a CoinGecko. A segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado caiu 10% no último mês.
De acordo com o pedido, a 21Shares é a patrocinadora do trust, a Delaware Trust Company é a fiduciária e a Coinbase Custody Trust Company atua como custodiante. A ARK Investment Management será a subconselheira do trust e prestará assistência na comercialização das ações.
Ethereum
O Investimento em ETH “O Trust não investirá em derivativos”, afirmam os gestores de ativos. “O Patrocinador acredita que as ações são projetadas para fornecer aos investidores uma maneira eficaz e conveniente de investir em ether, sem comprar, deter e negociar ether diretamente.”
O ETF proposto ainda precisa da aprovação formal da SEC, que ainda não autorizou um fundo spot de criptomoeda. No mês passado, o órgão regulador adiou decisões sobre uma série de outros pedidos para ETFs spot de Bitcoin.
Ark e 21Shares foram pioneiras ao solicitar um ETF spot de Bitcoin, cuja decisão a SEC adiou no mês passado. O par também apresentou um pedido para um fundo que investiria em futuros de Bitcoin e ETH no mês passado.
- Leia também: MetaMask inova com novas funções de venda e saque