Publicidade

Litecoin e Hedera podem receber aprovação para ETFs antes do XRP, diz analista da Bloomberg

Por Clara Ventura
Imagem: Dall-e

Enquanto a comunidade cripto aguarda decisões sobre a aprovação ou rejeição de ETFs baseados em altcoins em 2025, analistas de mercado sugerem que alguns ativos têm maior probabilidade de receber aprovação antes de outros.

De acordo com Eric Balchunas, analista da Bloomberg, as autoridades regulatórias dos Estados Unidos podem priorizar os ETFs de Litecoin (LTC) e Hedera (HBAR) antes de permitir o lançamento de produtos similares para XRP e Solana (SOL).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fonte: Eric Balchunas/X
Fonte: Eric Balchunas/X

Litcoin e HBAR: Favoritos para os primeiros ETFs

Balchunas destacou que o mercado deve, inicialmente, testemunhar o lançamento de ETFs combinados de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). Isso porque esses ativos já possuem mercados spot consolidados, com bilhões em entradas acumuladas. Na prática, isso aumenta a chance de aprovação para produtos combinando os dois ativos.

Entre as altcoins, Litecoin (LTC) aparece como uma das favoritas. Criada como um fork da rede Bitcoin, LTC não foi recebeu a classificação de valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Dessa forma, o processo regulatório seria mais simples.

O mesmo ocorre com Hedera (HBAR), que também não foi categorizada como um valor mobiliário em processos judiciais recentes envolvendo a SEC e empresas de criptomoedas. Essa distinção pode levar os reguladores a tratarem LTC e HBAR como commodities. Ou seja, isso pode aumentar as chances de aprovação para ETFs dessas criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desafios para XRP e Solana

Por outro lado, ETFs de XRP enfrentam dificuldades devido a uma ação judicial em andamento entre a SEC e a Ripple Labs, desenvolvedora por trás do XRP Ledger. Desde 2020, a SEC alega que o XRP é um valor mobiliário. Embora uma decisão judicial tenha determinado que o ativo só pode ser classificado como um valor mobiliário em vendas para investidores institucionais, os litígios contínuos dificultam a aprovação de ETFs baseados na moeda.

Outro analista da Bloomberg, James Seyffart, afirmou que os ETFs de XRP só serão levados à sério quando as questões legais em torno da moeda forem resolvidas. Ele prevê que isso pode acontecer após a transição para uma nova administração da SEC em 2025.

Enquanto isso, a SEC rejeitou aplicações recentes para ETFs baseados em Solana (SOL). De acordo com os analistas, a rejeição tem a ver com a classificação do ativo como valor mobiliário pela SEC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile