Publicidade

A SEC norte americana rejeitou o pedido para o ETF VanEck Bitcoin Trust

Por Jorge Siufi

Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) norte americana já havia deixado claro que faria, a liberação de um fundo negociado em Bolsa (ETF) com exposição direta ao Bitcoin foi rejeitada pela Entidade regulatória.

ETF de BTC só de futuros, do mercado à vista, não!

O produto VanEck Bitcoin Trust apresentado pela BZX Exchange foi rejeitado pela SEC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trata-se de um ETF com exposição direta ao Bitcoin, que tem o preço vinculado ao negociado nas plataformas spot.

Recentemente a SEC liberou ETFs de futuros de Bitcoin, mas continua resistente em liberar os diretamente vinculados ao preço do Bitcoin.

A SEC publicou a decisão se embasando na prevenção de “atos e práticas fraudulentas e manipuladoras” e ” de proteger os investidores e o interesse público.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Entidade a BZX Exchange não tem como mitigar os riscos de manipulação e outro mau comportamento do mercado cripto e do Bitcoin.

A SEC disse que a BZX Exchange precisaria estabelecer que o mercado subjacente do Bitcoin “possui uma resistência única à manipulação além das proteções que são utilizadas por commodities tradicionais ou mercados de valores mobiliários.”

A BZX Exchange afirmou que atendia os requisitos, mas isso de fato é obsoleto dentro do mercado cripto atual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa justificou que o aumento do volume de negócios nos mercados futuros da Bolsa Mercantil de Chicago (CME), e o aumento da liquidez no mercado à vista de Bitcoin diminuíram significativamente o potencial de manipulação.

A SEC disse não julgar o Bitcoin em si ou a tecnologia blockchain, e se a criptomoeda tem utilidade ou valor como inovação ou investimento.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile