O Prime Video, serviço de streaming de filmes e séries da Amazon, irá lançar o documentário Banking on Africa: The Bitcoin Revolution, nesta sexta (22). A peça aborda como os pioneiros do Bitcoin na África Austral estão superando os desafios do continente, como pobreza generalizada, infraestrutura mal desenvolvida, economia colapsada entre outros.
Ao mesmo tempo será lançado uma pesquisa da Arcane Research sobre o ecossistema da principal criptomoeda na região. “A África é uma das regiões, senão a principal região, mais promissora à adoção de criptomoedas”, afirma o relatório. De fato, isso pode ser evidenciado por dados sócio-econômicos. Cerca de 66% da população não tem acesso a uma conta bancária tradicional.
Contudo, as criptomoedas tem poder de mudar essa realidade do continente, aponta o relatório. “O Bitcoin já mostrou como conseguiu introduzir um sistema financeiro novo e aprimorado em uma região que precisava desesperadamente dele”, disse Marius Reitz, gerente da Luno na África. A exchange lançada em 2013 possui a maioria dos seus 4 milhões de clientes na África.
Entretanto o desafio das criptomoedas no continente vai além, boa parte da população não tem acesso a coisas básicas. De fato, 57% da população da região ainda não tem acesso à eletricidade, e esse não é um obstáculo fácil para o Bitcoin superar. “Você não vai resolver todos os problemas, certamente”, disse Riccardo Spagni, funcionário da Monero.
O Documentário ainda apresenta diversos projetos com impactos reais na região. Um desses projetos é cidade cripto que o rapper Akon está desenvolvendo com sua Akoin. Outro desses projetos é o Sun Exchange, uma plataforma P2P de empréstimos de energia gerada através de painéis solares.
O documentário ainda não tem data de estréia no Brasil.