Esta semana promete ser de movimento intenso para os tokens Arbitrum (ARB), Optimism (OP), Lido DAO (LDO) e Metis (METIS), como parte das jogadas beta do Ethereum (ETH). A agitação surge conforme os mercados de criptomoedas aguardam ansiosamente o dia 13 de março, quando ocorrerá o Dencun Upgrade na rede Ethereum.
O preço do Ethereum (ETH) se mantém estável acima do nível psicológico de US$ 4.000, impulsionado por especulações sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs) de ETH e o Dencun Upgrade. Com base em relatórios recentes, a atualização já foi implementada na mainnet da Gnosis. Isso significa que você pode enviar blobs na Gnosis Chain.
No entanto, o Dencun Upgrade está programado para ocorrer na quarta-feira, 13 de março, e tem o objetivo de reduzir significativamente os custos de transação na camada 2 (L2) do Ethereum. Isso tornaria mais eficiente e econômico para os usuários.
Ethereum
Vale ressaltar que o Dencun já foi lançado em várias testnets do Ethereum. Mas o verdadeiro lançamento, na mainnet do Ethereum, ocorrerá ainda esta semana. A atualização acontece aproximadamente um ano após o Shanghai upgrade de abril de 2023, quando a rede Proof-of-Stake recém-atualizada possibilitou aos usuários desbloquear seu ETH.
Portanto, espera-se que o preço do Ethereum registre volatilidade em torno deste evento, mas os traders podem encontrar melhores oportunidades de negociação com outras altcoins na rede Ethereum. Durante esse evento, os traders podem encontrar oportunidades com tokens de capitalização de mercado mais baixa na rede Ethereum. Entre eles estão Arbitrum, Optimism, Lido DAO e Metis, sendo os dois primeiros redes Layer-2 (L2) no Ethereum.
Essas altcoins podem se sair bem se o Dencun Upgrade reduzir radicalmente as taxas da L2. No entanto, podemos ver um evento de venda de notícias a curto prazo.
Outros projetos que podem se beneficiar da atualização incluem Celestia, Avail e EigenDA, que podem se tornar mais atrativos devido à redução no custo dos dados disponíveis no Ethereum.