Os desenvolvedores do protocolo de finanças descentralizadas, Chibi Finance, provavelmente aplicaram um ataque de puxada de tapete (rug pull) nos usuários de sua plataforma e desapareceram levando cerca de US$ 1 milhão em criptoativos.
A empresa analítica e de segurança em blockchain, PeckShield, relatou que os fundos foram retirados da carteira fria (coldwallet) da plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) e enviado para o misturador cripto, Tornado Cash.
De acordo com informações, a equipe teria sumido no dia 20 de junho o que deixou os usuários confusos e em pânico. Todos os perfis de redes sociais e a página da web do protocolo foram excluídos.
Chibi Finance aplica puxada de tapete
A peckShield relatou em sua conta do Twitter nesta terça-feira (27) que cerca de US$ 1 milhão havia desaparecido das carteiras frias do protocolo Chibi Finance.
A empresa de segurança disse que parecia que a Chibi Finance teria feito uma puxada de tapete, processo ao qual os desenvolvedores de um protocolo desaparecem furtando os fundos dos clientes.
De acordo com a postagem, ‘~ $1 milhão em criptomoedas foram drenados. Os fundos roubados, que foram trocados por ~555 ETH, foram transferidos da Arbitrum para o Ethereum. Eles já foram transferidos para Tornado Cash’.
Aparentemente algum desenvolvedor do protocolo, que tem acesso à carteira fria, cometeu o crime. Acredita-se nessa possibilidade, pois até os próprios representantes do protocolo reconheceram que alguém da equipe realizou a puxada de tapete.
Agora os próprios usuários estão buscando ajuda para tentar localizar e apreender os fundos perdidos. Entretanto, estima-se que será difícil recuperá-los uma vez que os criptoativos furtados foram trocados por ETH e enviados ao Tornado Cash para ofuscar a origem e destino dos fundos.
O site da Chibi Finance está fora do ar, assim como a conta do protocolo no Twitter foi encerrada e o canal no Telegram excluído. Com o ataque o preço do token CHIBI caiu – 99,3%.