Liberstad, uma cidade privada anarcocapitalista na Noruega, adotou uma criptomoeda nativa no blockchain da própria cidade como meio oficial de troca, de acordo com a notícia publicada em 12 de Fevereiro.
Fundada em 2015, Liberstad é o resultado de um projeto libertário chamado Libertania, administrado pela Liberstad Drift Association, uma organização sem fins lucrativos que busca criar uma cidade-sociedade autônoma da interferência do governo, evitando assim impostos em favor de serviços financiados pelo setor privado.
Os lotes de terreno da cidade foram vendidos primeiramente por Bitcoin (BTC) ou Coroa Norueguesa em 2017, com aproximadamente 100 residentes em perspectiva tendo comprado ao menos um lote no projeto por volta de Abril de 2018.
John Toralf Homesland, chefe da Liberstad Drift AS, informou que a inspiração do projeto é a ideologia libertária e os princípios de não-agressão, escrevendo:
Nós queremos uma sociedade onde as pessoas decidam sobre si mesmas e podem viver juntas sem a autoridade do governo. Queremos uma sociedade sem coerção do governo, chantagem, vigilância ou violência desnecessária.
A cidade em ascensão adotou a criptomoeda “City Coin” (CITY), que será o único meio de troca entre os cidadãos de Liberstad, moedas fiduciárias (fiat) são proibidas.
Compre seu Ingresso Agora
CITY é operável na blockchain da cidade inteligente, a “City Chain”, que permite os cidadãos e empreendedores construir e oferecer serviços “de modo privado, interno e voluntário” para substituir serviços públicos geridos pelo governo.
De acordo com o comunicado a empresa, a arquitetura do blockchain é o “ingrediente chave para o desenvolvimento próspero e sustentável para cidades-sociedades livres.”
Futuros residentes farão uso do app municipal o “City Hub”: um dashboard que permitirá que a comunidade realize uma série de funções cívicas incluindo gerenciamento de identidade, criação e votação de iniciativas em toda a cidade, registro de propriedades, contrato de seguro e muito mais.
A City Coin usa o algoritmo Proof-of-Stake (PoS) em que cada validador é selecionado baseado no número de tokens que dado nó tem em sua carteira, recompensando os participantes com tokens em troca de proteger a rede.