Co-fundador da Ethereum critica a moeda Libra do Facebook por centralização

Por Bia Gomes
bitnoticias
Foto: BitNotícias

O co-fundador da Ethereum, Joseph Lubin, disse que o token Libra do Facebook é como “um lobo centralizado em uma roupa de ovelha descentralizada” em um artigo publicado no Quartz em 21 de junho.

A gigante das mídias sociais lançou o white paper para uma criptomoeda no início deste mês para críticas mistas de especialistas nas indústrias de criptomoedas e blockchain e preocupação de reguladores do governo.

Em seu artigo, Lubin observa que o white paper da Libra descreve sentimentos comuns entre muitos na comunidade de criptomoeda. Afirma que “enviar dinheiro para todo o mundo deve ser tão simples e barato quanto enviar uma mensagem em seu telefone”, e “a infraestrutura financeira deve ser globalmente inclusiva e governada como um bem público”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora ressalte a alegação do white paper de que “as pessoas confiarão cada vez mais em formas descentralizadas de governança”, Lubin apontou a necessidade de os usuários confiarem na moeda fiduciária de Libra e no apoio de títulos do governo, e os comerciantes a confiarem que a rede seja administrada com responsabilidade. Além disso, Lubin também notou sua infraestrutura centralizada:

“Talvez o mais importante, isso requer a nossa confiança de que a Libra eventualmente fará a transição para um sistema mais ‘sem permissão’, descentralizado, pelo qual qualquer um pode validar a rede, em vez de manter o controle nas mãos das 28 empresas iniciais.”

Ainda assim, Lubin admite que vê alguma coisa boa no projeto. Ele diz que em alguns anos pode haver dois bilhões de usuários de Libra, e a experiência do usuário com criptomoedas (UX) pode ser muito melhorada no processo:

“De uma só vez, talentosos designers de UX poderiam reduzir o atrito atual do uso da criptomoeda. Gerenciar chaves privadas, entender ‘pagamentos de gás’ e instalar plug-ins de cripto pode ser tão simples quanto pressionar “enviar” no WhatsApp, outra entidade pertencente ao Facebook. “

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lubin também afirma que os desenvolvedores da ConsenSys, empresa de desenvolvimento centrada na Ethereum, já analisaram o código e notaram que o projeto toma emprestadas muitas idéias da Ethereum. Por último, ele observa que ele espera que Libra seja bem executado do ponto de vista técnico.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile