Publicidade

Coinbase responde processo e defende decisão de remover wBTC da plataforma

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, respondeu a um processo movido pela BiT Global, empresa ligada a Justin Sun.

A ação judicial questiona a decisão da Coinbase de deslistar o Wrapped Bitcoin (wBTC), acusando a exchange de práticas anticompetitivas e difamação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Motivações da Coinbase e preocupações com riscos

‘Apresentamos nossa resposta ao esforço da BiT Global para impedir nossa retirada da lista do wBTC antes de qualquer descoberta ou mesmo resposta formal às suas alegações falsas’, disse o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal , no X.

Em novembro, a Coinbase anunciou que removeria o wBTC de sua plataforma a partir de 19 de dezembro, citando riscos relacionados ao controle do ativo. Segundo a exchange, o envolvimento de Justin Sun, fundador da TRON, no protocolo representa um ‘risco inaceitável’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Coinbase destacou acusações anteriores contra Sun por fraude e manipulação de mercado, além de investigações em andamento pelo FBI e pelo Departamento de Justiça dos EUA.

A decisão de deslistar o wBTC foi tomada após uma revisão periódica dos padrões de listagem da plataforma. A Coinbase justificou que o movimento visava proteger seus usuários e minimizar exposições a ativos com governança considerada insegura.

Acusações da BiT Global e defesa da Coinbase

A BiT Global argumenta que a Coinbase prejudicou intencionalmente o mercado do wBTC ao promover seu próprio token, o cbBTC, em substituição ao ativo deslistado. A empresa também acusou a exchange de espalhar informações prejudiciais sobre a estabilidade regulatória do wBTC e violar leis antitruste.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em sua defesa, a Coinbase negou as acusações, destacando que menos de 1% das transações do wBTC ocorriam em sua plataforma. A empresa também afirmou que o processo carece de mérito e busca impor à Coinbase a obrigação de negociar com uma entidade que não atende mais aos seus padrões internos de conformidade.

O Wrapped Bitcoin, um token com valor de mercado superior a US$ 13 bilhões, permite que a liquidez do Bitcoin seja utilizada em blockchains como Ethereum. A disputa jurídica agora chama a atenção para o impacto das decisões de listagem em exchanges centralizadas no mercado mais amplo de criptomoedas.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile