ETH 2.0 – A ativação da bomba de dificuldade da rede Ethereum não será adiada

Em reunião realizada neste final de semana os desenvolvedores da rede Ethereum decidiram não adiar novamente a ativação da “bomba de dificuldade”, que é um dos passos da transição da rede para o ETH 2.0.

Já foi adiada 5 vezes

Os desenvolvedores do Ethereum decidiram não adiar a ativação da bomba de dificuldade de mineração do sistema de prova de trabalho (PoW) da rede.

Já houve cinco adiamentos da ativação da bomba de dificuldade, tendo sido a última ocorrência em dezembro do ano passado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos motivos para o não adiamento agora é evitar “mais críticas, histeria e mídia equivocada dizendo que a fusão não acontecerá”, disse Christina Kim, pesquisadora da Galaxy Digital HQ.

Ainda não há uma data certa para que a transição de ETH 1.0 para 2.0 ocorra, mas é dado como quase certo que ocorrerá este ano, e a ativação da bomba de dificuldade é um passo crucial neste processo.

Que bomba é essa?

A bomba de dificuldade no Ethereum é um mecanismo que será implementado em algum momento da transição da rede Ethereum do sistema de mineração por PoW para o sistema de prova de participação (PoS).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo da bomba é propiciar à rede o que os desenvolvedores chamaram de “era glacial”.

Este mecanismo aumentará o nível de dificuldade dos problemas matemáticos que são solucionados pelos computadores dos mineradores para se gerar ou “descobrir” um bloco e consequentemente obter a recompensa.

Quando a bomba for ativada o processo de mineração de ETH será tão dificultado que transformará o processo de mineração em algo impraticável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o aumento da dificuldade o tempo de mineração e energia gasta farão o processo de PoW se tornar inviável para os mineradores.

A bomba fará que a dificuldade aumente cada vez mais até que a dificuldade se torne tão grande ao ponto de “congelar” a rede.

Mas a ativação pode não ocorrer no prazo estabelecido

Apesar de anunciarem que não adiarão a data da ativação da bomba de dificuldade, os desenvolvedores também não pontuaram como certa a esperada data do evento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isto porque durante o mês de maio vários testes serão realizados na rede e os resultados mostrarão a necessidade ou não do adiamento, disse Tim Beiko, desenvolvedor da Fundação Ethereum.

No momento desta redação a bomba de dificuldade estava programada para ser ativada no dia 29 de junho deste ano.

A contagem regressiva pode ser acompanhada no site wenmerge.com.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile