Contrariando várias reportagens que foram lançadas nas últimas horas, a NASA não estaria trabalhando em uma criptomoeda quantum-resistente.
Mas como a notícia foi criada e chegou a ser veiculada por diversas mídias especializadas em criptomoedas?
Ao que tudo indica, tudo não passou de uma má interpretação de um tweet publicado por William Turton, repórter da Bloomberg, durante a Billington Cybersecurity Summit, em Washington. No tweet, que gerou o mal entendido. estava escrito que Anne Neuberger, que lidera a Diretoria de Segurança Cibernética da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) havia comentando sobre novos padrões de hardwares e softwares, e que a agência estaria trabalhando em uma criptomoeda quantum-resistente.
NSA e não NASA
Logo após a publicação do tweet, a mídia especializada transformou o anúncio de Turton em algo muito maior – A NASA estaria trabalhando em uma criptomoeda. A bagunça se deu ao confundir NSA com NASA, e assumir que o termo “crypto” se referia à criptomoedas (em inglês, o termo é usado tanto para se referir à criptografia ou criptomoedas).
Os melhores também erram, tanto que aconteceu com a poderosa Forbes, que publicou uma matéria intitulada “Nasa to Develop A Quantum Resistant Cryptocurrency”, que logo foi retirada do ar. Outros sites, como Cointelegraph, Cryptonomist e Finance Magnates, cometeram o mesmo erro.
Portanto, por enquanto a NasaCoin é apenas uma confusão de siglas e interpretações erradas.