Futuros de Bitcoin: bom ou ruim?

Analistas têm comparado os lançamentos de produtos derivativos de outras classes de ativos para preverem o que pode acontecer com o mercado do Bitcoin, e os resultados têm sido otimistas.

Luke Martin, trader e analista de criptomoedas, comparou gráficos de desempenho do ouro e petróleo após a introdução de produtos derivados, e em ambos os casos, o crescimento dos volumes futuros foram muito superior ao do ativo físico.

Twitter: @LukeMartin

Se esse cenário acontecer de maneira similar ao mercado Bitcoin, só seria benéfico se os futuros fossem liquidados fisicamente, ou seja, pagos em BTC e não em dólar. Coincidentemente, recentemente a Bakkt anunciou que a partir de 23 de setembro passará a oferecer contratos futuros de Bitcoin entregues fisicamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas, apesar disso, Russel Newton, analista de criptomoedas, se mantém cético sobre a entrada de capital institucional no mercado de ativos digitais: “É altamente improvável que um grande comprador institucional deseje comprar e aceitar a liquidação digital de bitcoin”.

Para Russel, o fluxo financeiro constante, e muitas vezes volátil, do mercado de ativos digitais, provavelmente, continuará independente de quaisquer produtos institucionais que cheguem ao mercado criptográfico. Mas à medida que novos serviços vêm sendo disponibilizados no mercado, mais a criptomoeda se afirma como uma nova classe de ativos viáveis ao mercado geral.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile