O site de notícias de criptomoedas, Portal do Bitcoin, e seu editor-chefe, Cláudio Rabin, receberam processos judiciais após publicação de reportagem sobre o Bitcoin Banco.
Rabin sofreu ameaças de um dos sócios e também do presidente do Bitcoin Banco, Claudio Oliveira, por ter associado a tática de ressarcimento aos clientes da exchange com a mesma utilizada pela Mineworld, empresa que foi denunciada pela CVM pela prática de pirâmide financeira.
No dia 07 de junho de 2019, o Portal do Bitcoin recebeu a notificação que a ameaça foi concretizada. O portal de notícias e o criador do site, Victor Sá, foram processados por Claudio Oliveira e pela empresa dele, Bitcurrency Moedas Digitais Ltda.
O processo exigia que as reportagens sobre o Bitcoin Banco fossem retiradas do ar e também exigia que não fossem publicadas matérias que vinculassem a exchange à Mineworld. Logo depois, o editor-chefe, Claudio Rabin, e outros repórteres também receberam processos.
A reportagem foi retirada do ar apenas pelo pedido do juiz de 2ª instância do Tribunal de Justiça do Paraná, Fábio André Santos Muniz, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
Em seu perfil no LinkedIn, Rabin também fez uma declaração: “[…] Milhares de pessoas perdendo dinheiro, dezenas de empresas com promessas impossíveis de retorno financeiro conquistando clientes. Nosso trabalho passou a ser a revelar os podres de diversas empresas. […] Como consequência, fomos alvos de 8 processos feito pelo maior escritório de advocacia do país. Em um deles, fomos vítimas de censura e obrigados a retirar uma reportagem do ar. Um site formado por quatro pessoas conseguiu incomodar muita gente. A equipe é muito boa e corajosa. Temos uma legião de leitores que são praticamente aliados. E seguimos incomodando: os processos não mudaram e nada o nosso trabalho hoje. Vamos seguir fazendo o que sabemos fazer: jornalismo.”
NOTA DE REPÚDIO
Nós, da equipe do BitNotícias e também investidores de criptomoedas, repudiamos veemente a atitude do Grupo Bitcoin, pela censura em relação ao jornalismo investigativo.
Nós, como um portal de notícias de criptoativos, também lutamos para trazer a verdade para aqueles que nos acompanham e é lamentável saber que tem pessoas tentando calar nossas vozes.
Pessoas estas que ainda não trouxeram respostas em relação a tantos investidores que esperam por justiça.
Declaramos aqui nosso total apoio ao Portal do Bitcoin e à liberdade de imprensa.