Publicidade

IBM conversa com grandes bancos dos EUA para criar suas próprias criptomoedas

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

A Ripple está sob séria ameaça, pois a IBM une forças com grandes bancos para emitir criptomoedas. Em um relatório da Bloomberg, a IBM revelou que estava mantendo conversas com dois “grandes bancos dos EUA” para emitir uma criptomoeda para pagamentos internos e de remessas.

A iniciativa da IBM, que é alimentada pela blockchain da Stellar, é uma grande ameaça para o Ripple. A Ripple sempre se posicionou e é uma token XRP associada como padrão futuro para pagamentos de remessas bancárias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se os bancos criam suas próprias soluções blockchain para pagamentos instantâneos, a Ripple é obsoleta?

https://twitter.com/jesselund/status/1107781382393069568
Twitter: Jesse Lund

O chefe de blockchain da IBM, Jesse Lund, disse que o interesse foi despertado pela controvertida stablecoin da JP Morgan, a JPM Coin. Os dois “grandes bancos” em questão não foram revelados.

A onda da JP Morgan

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A JP Morgan enviou ondas de choque através da comunidade de criptografia quando lançou sua própria criptomoeda, a JPM Coin, em fevereiro. A JPM Coin é uma stablecoin, indexada ao valor de um dólar. Ela será usada para liquidar instantaneamente transações na rede de pagamento do banco, reduzir os tempos de transferência e, finalmente, reduzir o atrito nas transferências internacionais.

Após o anúncio, outros grandes bancos dos EUA entraram na onda. Jesse Lund explicou:

“Recebemos juros logo após a JPM Coin… [Os dois maiores bancos] entraram em contato conosco depois do anúncio.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seja bom ou ruim, a JP Morgan deu início a um novo movimento de blockchain: moedas digitais emitidas por bancos.

IBM e os outros seis bancos globais

Na segunda-feira, a IBM revelou que seis bancos globais assinaram uma carta de intenções para usar sua rede blockchain. Os seis bancos emitirão stablecoins ligados à sua moeda fiduciária local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os nomes estão o Banco Bradesco, no Brasil, o Bank Busan, na Coréia do Sul, e o RCBC, nas Filipinas. Um outro banco não identificado emitirá uma moeda indexada ao euro.

Onde está Ripple?

Por que nenhum desses bancos foi para a Ripple? O único objetivo da Ripple é facilitar o pagamento de remessas sem atrito e liquidar as transferências bancárias instantaneamente usando o token XRP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Ripple realizou testes com centenas de bancos e sua tecnologia de blockchain está pronta para uso. Então, por que os “principais bancos dos EUA” estão ignorando o Ripple e criando suas próprias criptomoedas?

Ripple já sabe a resposta. Convencer os bancos a confiar em uma criptomoeda fora de seu controle é um desafio gigantesco. Ripple é chamada de “gorila de 800 libras”. Os bancos não estão dispostos a abandonar o controle. Isso explica por que apenas um pequeno número de provedores de pagamento está usando o XRP para liquidar pagamentos.

Stellar x Ripple?

Embora a IBM fique nas manchetes, não ignore o papel da Stellar nesse novo movimento. A rede Blockchain World Wire da IBM é executada na Stellar e até usa os lumens da Stellar para liquidar algumas transações. Explicando a escolha de usar o Stellar, Lund explica:

“Pessoalmente, acho que as criptomoedas podem muito bem servir como um instrumento de liquidação viável. Começamos com o Lumens, que é o ativo nativo da rede Stellar, mas já temos a capacidade de introduzir outras criptomoedas que podem incluir Bitcoin ou Ether.”

A Stellar foi fundada pelo ex-fundador da Ripple, Jed McCaleb.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile