Incêndio destrói apartamento em São Luís, mas morador salva sua hard wallet

Incêndio destrói apartamento em São Luís, mas morador salva sua hard wallet
  • Incêndio destrói apartamento, mas moradores salvam criptos com hard wallet
  • Hard wallets se mostram fundamentais no setup de investidores
  • Proteção e segurança como itens fundamentais em investimentos

Um incêndio atingiu um apartamento na cidade de São Luís, no Maranhão. O acidente não deixou feridos, mas a perda material foi imensa, deixando em cinzas móveis, equipamentos, forro e arrasada a estrutura do apartamento.

Suspeita-se de que o causador do incêndio foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado, localizado no escritório do apartamento. A complicação elétrica causou, então, o princípio de incêndio, que logo se alastrou destruindo tudo.

A história é terrível e comovente, mas um pequeno detalhe pode fazer a diferença nos próximos passos que a família terá de dar. E não só para se recompor das perdas financeiras e materiais, mas na própria construção de um novo lar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos proprietários, cerca de seis meses antes do incêndio, tinha comprado uma Protege Dot, um modelo de hard wallet. Por conta da compra e da gravação da seed phrase de acesso à carteira, o investidor pode salvar seus investimentos em Bitcoin.

Uma hard wallet se mostra cada vez mais fundamental no setup de um investidor

Para além de golpes digitais ou até mesmo de eventos extremos como esse, contar com uma hard wallet tem se mostrado cada vez mais como uma forma de aumentar a proteção de cripto investimentos.

Isso se dá, sobretudo, por esse modelo de carteira ser totalmente offline. Sem conexões com a Internet, a wallet sempre se mantém protegida e íntegra. Algumas wallets, como a Protege Dot, são projetadas para eventos extremos e adversos, como inundações ou incêndios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso se dá pela constituição da wallet, feita em aço inoxidável 316. Esse tipo específico de aço inox torna a hard wallet resistente a temperaturas de até 850°C.

A história reforça que, mesmo diante de perdas severas, a segurança descentralizada pode oferecer uma forma concreta de recomeço, segundo o que o próprio investidor relata:

Estou no mercado de criptomoedas há aproximadamente cinco anos. Comecei como a maioria: no topo do mercado, cometendo erros, aprendendo na prática e estudando muito para evoluir. Com o tempo, fui entendendo a importância de cuidar não só da parte de investimentos, mas principalmente da segurança dos ativos.

Quando percebi que já tinha um valor relevante no mercado, senti a necessidade de adquirir uma hardware wallet. A primeira que utilizei foi a OneKey, que me atendeu muito bem naquele momento. Depois disso, fui aprimorando a segurança e também adquiri uma plaquinha de titânio para armazenar minhas seeds, seguindo todos os protocolos de proteção recomendados.

Sempre que alguém me perguntava, eu tentava ajudar dentro do possível — e dentro da minha casa não foi diferente. Há cerca de oito ou nove meses, meu pai, que já estava inserido no mercado, também recebeu minha orientação para adquirir uma hardware wallet e uma plaquinha de titânio.

Proteção e segurança fizeram a diferença

Na época, tudo parecia um cuidado talvez até exagerado, porque ninguém espera passar por uma tragédia. Mas ela aconteceu. No dia 19 de abril de 2025, véspera de Páscoa, um incêndio tomou conta do apartamento do meu pai. Foi perda total. Em meio ao desespero, ao caos do momento, uma das únicas certezas que me vinham à cabeça era: “Os criptoativos estão protegidos. Eu me preparei para isso.”

E por mais estranho que pareça, eu senti orgulho. Porque mesmo diante daquela situação extrema, sabia que tinha feito tudo que era possível para resguardar nossos ativos. Dois dias depois, quando conseguimos acessar o local, a primeira coisa que procurei foi a plaquinha de titânio.

E lá estava ela, intacta. As seeds estavam protegidas, mesmo com todo o resto destruído. Aquilo reforçou uma convicção que carrego comigo até hoje: no universo das criptomoedas, segurança não é exagero. É necessidade.

Se eu não tivesse seguido os protocolos certos, talvez hoje eu não tivesse absolutamente nada além das lembranças do que foi perdido. Mas graças ao conhecimento, à prudência e à preparação, conseguimos preservar o que realmente importa — inclusive financeiramente.

Compartilhe este artigo
Aficionada por tecnologia, por disrupção e por conhecer as mudanças do mundo. Redatora há quinze anos, tem formação em Filosofia e em Letras. Já colaborou com portais dedicados ao mercado cripto e investe em Bitcoin desde quando tudo era mato. Mãe do Liam.
Sair da versão mobile