A polícia sul-coreana prendeu suspeitos por trás de um esquema de ponzi de criptomoeda usando inteligência artificial (AI), informou o jornal local Joangang Daily Korea em 8 de abril.
O esquema, que supostamente roubou um total de 21,2 bilhões de won (18,3 milhões de dólares) durante um período de seis meses em 2018, chegou ao fim depois que o Departamento Especial de Polícia Judiciária de Segurança Pública de Seul treinou robôs para capturar os envolvidos usando palavras-chave e outras pistas.
“Por meio de palavras-chave como Ponzi, empréstimo e membros de recrutamento, pudemos ensinar os padrões de IA dos esquemas Ponzi”, disse Hong Nam-ki, chefe de seção da segunda equipe de investigação da agência, à publicação. Ele adicionou:
“O programa também pode identificar padrões de publicidade e identificar a empresa em questão, que foi capturada com evidências fornecidas por um informante não identificado”.
Os CEOs do esquema, conhecidos apenas como Lee e Bae, acumularam somas consideráveis de dinheiro com a venda de tokens digitais privados chamados M-Coins, além de taxas de associação de recrutas, afirma o Korea Joongang Daily.