Os irmãos Tyler e Cameron Winklevoss lançaram, nesta terça-feira (17), um mercado para Nifties, artigos digitais colecionáveis que podem possuir alto valor de venda. Os irmãos, donos da exchange Gemini, haviam comprando a startup Nifty Gateway no ano passado.
Na recém-lançada plataforma da Nifty Gateway, os consumidores poderão comprar e vender colecionáveis digitais de grandes artistas. Ao mesmo tempo, a plataforma oferece aos artistas um novo método para vender suas obras, garantindo maior confiabilidade e controle sobre peças de edições limitadas.
Entre os artistas que já adotaram a plataforma está Michael Kagan, conhecido por seu trabalho com tema de exploração espacial, tendo inclusive trabalhado com o cantor Pharrell Williams no design de camisetas. Além de Kagan, o cineasta e fotógrafo Lyle Owerko também passa a comercializar suas fotos na Nifty Gateway.
“Eu nunca fiz nada assim antes, o que é mais uma razão para fazer isso agora”, disse Owerko em uma entrevista por telefone à Bloomberg.
Para os gêmeos Winklevoss, a nova plataforma é uma maneira de explorar um mercado emergente e potencialmente lucrativo para a arte digital. Contudo, a Nifty não é apenas um marketplace de obras digitais. A nova plataforma fornece monitoramento das obras por meio da tecnologia blockchain.
Curiosamente, os Nifties mais conhecidos até o momento são gatos digitais do popular jogo CryptoKitties. Entretanto, os sócios irmãos esperam mudar essa realidade, ao começarem a negociar quadrinhos, selos e outras obras digitais na plataforma.