Publicidade

O Evangelho de Satoshi Nakamoto – Cap. 15 vers. 3

Por Leonardo Broering Jahn
Foto: BitNotícias

Bom dia meus amigos!

No versículo de ontem vimos a segunda parte da tradução da obra “Cyberspace, Crypto Anarchy, and Pushing Limits”, de Tim May. Hoje continuamos com a terceira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

  • A conectividade será alterada dramaticamente. A “distância” no ciberespaço já não está correlacionada com a distância física. (Não surpreendente, como isso ficou aparente com o telefone. Mas uma maneira útil de olhar para o ciberespaço é como sendo um espaço de conectividades e distâncias radicalmente alteradas.)
  • O acesso local ao serviço, o telefone ou às linhas de cabo que chegam à casa ou ao escritório, é um potencial gargalo. Mas uma vez que uma conexão é feita a um nó local onde existem vários concorrentes (ou seja, uma vez além do monopólio concedido pelo governo local), a possibilidade de “censura” diminui rapidamente, por várias razões.
  1. Assim, empurrar para linhas de “acesso criptografado” de um nó terminal (casa, escritório) para um ponto com conectividade ilimitada.
  2. Esta é a situação que tenho agora com a minha linha PacBell e Netcom: PacBell não se importa com o que eu uso a linha local, e uma vez fora, eu posso discar um Netcom com menos censura em vez de um AOL ou Prodigy mais “big brother” (que vigia mais).
  • O ciberespaço é infinitamente colonizável. Não há limites para o crescimento. (Suposição: a realização do ciberespaço está em várias máquina e redes, que não são gratuitas, nem infinitas. Mas o “sem limites” vem da facilidade com que aqueles próximos a um “limite” podem simplesmente ultrapassar esse limite com mais recursos de CPU, mais redes, etc.).
  • Criptografia significa que o acesso a “regiões” pode ser controlado por “proprietários”:
  1. “minha casa, minhas regras” aplicadas localmente, sem autoridade do governo central.
  2. segurança essencialmente inquebrável (no sentido de criptografia)
  • A propósito, a criptografia forte é o “material de construção” do ciberespaço…a argamassa, os tijolos, as vigas de suporte, as paredes. Nada mais pode fornecer a “permanência”…sem criptografia as paredes estão sujeitas ao colapso no primeiro toque por uma pessoa ou agência maliciosa. Com a criptografia, nem mesmo uma bomba H de 100 megaton pode quebrar as paredes.

(Se você acha que estou exagerando, faça alguns cálculos sobre a energia para quebrar um módulo de 1000 dígitos decimais).

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este foi o terceiro versículo. Amanhã, o quarto e último. Deus os abençoe e até o próximo.

Compartilhe este artigo
@leonardobjahn Natural de Florianópolis, SC 27 anos Evangelista Bitcoin Graduando Administração na UFSC Professor particular e tradutor de Inglês
Sair da versão mobile