Ontem (24), o valor do Bitcoin caiu cerca de 13% em comparação ao dólar, se tornando a maior queda intradiária registrada em meses, isso fez com que surgissem várias teorias para explicar o que levou a essa queda.
Bakkt
Entre as várias teorias que surgiram, uma que se tornou popular entre a comunidade está relacionada a decepção do mercado com a recepção morna que os recém-lançados contratos futuros da Bakkt tiveram.
Apesar da comunidade ter esperado ansiosamente o lançamento dos contratos liquidados em BTC e não em moeda fiduciária, o primeiro dia não trouxe o impacto que muitos esperavam, evidenciando que ao contrário do senso comum, a demanda institucional não é tão grande assim, por sua vez. Isso pode ter influenciado os investidores negativamente, ajudando na desvalorização da criptomoeda.
Impeachment do Trump
Outra tese que ganhou força correlaciona o momento delicado do mercado cripto com as últimas notícias do pedido do processo de impeachment ao presidente Donald Trump, por seu controverso telefonema ao presidente ucraniano. O mercado financeiro, de forma geral, foi impactado com a notícia, como evidencia Holger Zschäpitz em seu twitter:
“Os mercados de ações globais foram sacudidos quando o pedido de impeachment de Trump aumentaram as perspectivas de prolongado impasse político em Washington. Títulos estáveis com rendimento US 10y a 1,65%, 10y Bund a -0,61%. Ouro a US$ 1530, como o maior ETF de ouro desde 2013. O Bitcoin é negociado a US$ 8,5 mil após um colapso repentino.”
Vale ressaltar que o Bitcoin se beneficiou da guerra cambial que os EUA impuseram à China, e caso o processo de impeachment realmente ocorra o valor do BTC pode ser ainda mais afetado.
FED
Outra teoria que coincide com o quadro atual do Bitcoin é a injeção de 100 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano. O FED vem liberando bilhões de dólares para compras de títulos do tesouro americano. Muitos acreditam que a queda de quase 15% do BTC está relacionada a uma possível retirada de quase 30 bilhões de dólares por parte de investidores que trocaram os ativos digitais por fiat.
BitMEX
Por fim, podemos elencar as liquidações em massa que ocorreram na plataforma da BitMEX como uma possível causa para a queda no valor do Bitcoin. Segundo o Datamish, cerca de 651 milhões de dólares em contratos longos de Bitcoin foram liquidados em um período de duas horas, causando um efeito cascata de liquidações adicionais em todo o mercado fazendo com que o valor do BTC diminuísse a medida que os contratos eram liquidados.