O CEO da empresa de investimentos Ninepoint, Alex Tapscott, disse que em 2022 o mercado de finanças descentralizadas (DeFi) deverá atingir novos recordes e ter´um crescimento exponencial.
Crescimento orgânico exponencial
O analista financeiro e autor de livros sobre criptomoedas, Alex Tapscott, acredita que o setor DeFi verá um crescimento ainda mais impressionante em 2022.
Além de CEO da Ninepoint, Tapscott também é o fundador do Think Tank Blockchain Research Institute.
Em uma entrevista Tapscott disse que a estimativa é que o mercado DeFi neste ano atingiu cerca de US$ 200 bilhões de dólares, e em 2022 este número deverá crescer muito.
Tapscott estima que o mercado DeFi possa negociar algo em torno de US$ 1 trilhão de dólares.
Isto que Tapscott ainda acha esta uma métrica conservadora.
O analista disse que “hoje o número de usuários do DeFi é de cerca de 3 milhões. No ano passado foram algumas centenas de milhares, e então é justo supor que nas taxas de crescimento atuais poderíamos chegar a 30 milhões de usuários, talvez até 50 milhões de usuários até o final de 2022.”
Para Tapscott, em 2022 as stablecoins terão uma integração ainda maior com o setor real da economia, e isso trará uma expansão principalmente ao setor de DeFi.
Stablecoins terão papel fundamental nas DeFis
“As stablecoins deixarão de ser ativos que são usados principalmente no mundo dos criptoativos como uma camada de liquidação para transações e um meio de troca, e se transformarão em algo que é amplamente utilizado por pessoas de fora do setor”, disse o analista.
Tapscott também falou sobre os tokens não fungíveis (NFTs), elencando-os como sendo “uma ferramenta que permitirá que você leve coisas úteis e amadas do mundo real com você em sua jornada pelo metaverso.”
“Os NFTs evoluirão do que consideramos basicamente ser ativos culturais, como arte e itens colecionáveis, para um bloco de construção de identidade digital que ajudará a ancorar o metaverso como uma forma das pessoas terem uma identidade soberana sustentável que podem levar consigo para a Internet.”
E Tapscott também falou sobre a necessidade de regulamentação sobre o mercado cripto para que as grandes empresas e grandes investidores possam ter maior confiança e segurança, e assim possam adentrar neste tipo de investimento.