Publicidade

Os Grandes Bancos podem dominar o mercado cripto e acabar com as exchanges?

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Os bancos e outras instituições tradicionais podem forçar grandes exchanges de criptografia, como Binance, a reduzir o tamanho caso mergulhem nas criptomoedas. Isso pode ocorrer apesar da escala da operação atual que a Binance e a Coinbase executam.

“Odeio desapontá-lo, mas se a criptografia estiver indo para o mainstream, os Big Banks e as grandes corretoras comerão a @binance e a @coinbase vivas. Elas serão adquiridas ou sairão do mercado.”, disse Khokhar Ahmad em seu Twitter.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ascensão do Bitcoin e das criptomoedas certamente elevou essas instituições para onde elas estão hoje. Escusado será dizer que o que realmente os manteve no topo é a relutância das instituições tradicionais em entrar na criptografia.

Com a consistência das inovações blockchain e o recente ressurgimento da alta do Bitcoin, isso pode mudar muito. Isso porque a indústria mostrou resiliência e lucratividade, o que pode ser um novo atrativo. Como tal, é razoável começar a analisar o impacto da entrada de tais jogadores no campo. O impacto nas exchanges, em particular, pode ser um desenvolvimento muito interessante.

Vantagem competitiva dos bancos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É fato que uma das razões pelas quais as pessoas negociam criptomoedas, entre outras razões, são as baixas taxas de transação. A vantagem competitiva está no poder institucional dos bancos. Além disso, os bancos estão frequentemente do lado positivo dos reguladores na maioria das jurisdições.

Uma estratégia de ganhar das exchanges em preços é certamente uma maneira de se conseguir o que quer. Os bancos podem lidar com perdas em atividades de exchanges apenas por causa da expansão da participação de mercado. Alternativamente, grandes bancos como o JP Morgan poderiam simplesmente tentar adquirir tais bolsas.

Esse movimento ousado pode ser um sinal para os mercados de que os bancos realmente significam negócios. Os bancos estão sempre buscando máxima lucratividade e protegendo seu status de corretores mais importantes em finanças. A ascensão dessas exchanges pode chegar a uma posição em que ameaça tal dominação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Problemas para os bancos

Os cenários acima ainda são apenas uma possibilidade e não uma probabilidade. Tais idéias podem soar bem no papel, mas a tarefa de dominar a criptografia é excepcionalmente difícil.

A criptomoeda pode ter dimensões financeiras, mas é um animal completamente diferente para os bancos. Os usuários de criptografia inerentemente desconfiam da centralização. Mesmo que os bancos tentassem competir com as bolsas com base nas taxas de transação, muitos usuários ainda prefeririam as exchanges. O resultado provavelmente forçará as bolsas a oferecer preços mais competitivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É justo comparar a ascensão da criptografia a empresas como a Tesla no mercado automobilístico. Estas são empresas que oferecem um produto único. Para os clientes da empresa, eles vão para um produto específico. Pode haver outras empresas dominantes no setor, mas isso não afeta em nada a participação de mercado específica.

Dito isso, os bancos ainda podem oferecer melhor liquidez e alavancagem para os clientes. Os bancos podem muito bem tentar dominar o mundo da criptografia a longo prazo. No entanto, não será tarefa fácil por qualquer medida.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile