Publicidade

Paraguai e Argentina fecham transação internacional usando Bitcoin

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

Em um comunicado feito pela primeira vez em ambos os países, o Paraguai comprou pesticidas e produtos de fumigação no valor de US$ 7.100 da Argentina, usando criptomoeda para fechar o negócio. A compra foi paga em BTC e depois convertida em peso argentino para saldar contas com o exportador de produtos químicos agrícolas.

Para prosseguir com os pagamentos, a Argentina cadastrou-se na Bitex – uma provedora de serviços financeiros da América Latina que oferece suporte a pagamentos em Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o diretor de marketing da Bitex, Manuel Beaudroit, a empresa faz parte do programa Exporta Simple, do governo argentino, que facilita a exportação de bens e serviços no valor de menos de US$ 15.000. A Bitex, por sua vez, pretende tornar os pagamentos internacionais para tais negócios mais eficientes.

A Bitex participou anteriormente de um projeto de cripto iniciado pelo banco argentino Masventas. Em maio de 2018, o Masventas anunciou que estava pensando em criar uma alternativa ao sistema de pagamento SWIFT usado mundialmente entre os bancos. A Bitex foi nomeada para fornecer o ecossistema necessário para suportar transações de BTC.

Este mês a Argentina se destacou nas notícias com o cartão de transporte SUBE (Sistema Único de Boleto Eletrônico) do país – usado por mais de sete milhões de pessoas em 37 localidades – que começou a aceitar BTC.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile