No aniversário de 15 anos do white paper do Bitcoin, Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), aproveitou o espírito do Halloween para enviar uma mensagem às empresas de criptomoedas.
Em um post, ele alertou as empresas para pararem de ‘enganar’ os investidores e, em vez disso, ‘tratá-los’ com conformidade, reforçando sua mensagem de longa data sobre as regras da indústria.
If Satoshi Nakamoto went as Satoshi Nakamoto for Halloween, would we be able to tell?
Happy 15th anniversary to Satoshi’s famous white paper that started crypto.
Any crypto companies that are tricking investors should start treating them to compliance with the securities laws.
— Gary Gensler (@GaryGensler) October 31, 2023
Gensler, conhecido por sua postura firme quanto à regulamentação das criptomoedas, usou a ocasião do Halloween para fazer um trocadilho com as palavras ‘trick’ (enganar) e ‘treat’ (tratar), comuns nessa época do ano nos Estados Unidos.
Ele escreveu que as empresas de cripto que estão enganando os investidores deveriam começar a tratá-los com conformidade às leis de valores mobiliários. Além disso, ele fez uma referência enigmática ao criador pseudônimo do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, questionando se reconheceríamos Satoshi se ele se vestisse como ele mesmo no Halloween.
- Leia também: Presidente salvadorenho Nayib Bukele busca reeleição com plano de Bitcoin em El Salvador
Referências a Satoshi e preocupações com a indústria
Gensler mencionou Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, destacando o aniversário do white paper que deu início ao mundo das criptomoedas. Ele também relembrou que a indústria está repleta de ‘fraudes, golpes, falências e lavagem de dinheiro’.
If you went as Mr Burns, would we be able to tell? pic.twitter.com/ixiNJnUXJR
— Crypto Rand (@crypto_rand) October 31, 2023
A comunidade cripto do twitter não deixou barato, uma das muitas respostas veio do usuário X chamado @crypto_rand e disse: ‘se você fosse como Sr. Burns, poderíamos saber?’
Apesar de sua insistência contínua para que as empresas sigam as regras existentes, algumas empresas, como a Coinbase, que foi processada pela agência em junho por não se registrar, afirmam que não é tão simples assim. A Coinbase alega ter gasto milhões de dólares em suporte jurídico para construir modelos de registro.
Desafios de conformidade e resposta da SEC
A Coinbase relatou que se reuniu com a SEC mais de 30 vezes em nove meses, mas que a comunicação era unilateral. Em dezembro de 2022, a Coinbase pediu feedback da SEC sobre suas propostas, e a equipe da SEC concordou em fornecer em janeiro de 2023.
No entanto, na véspera da reunião agendada, a SEC cancelou e informou que estaria voltando a uma investigação de aplicação da lei. A SEC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do The Block.