A Rússia pode estar desenvolvendo um novo projeto de lei para proibir o comércio de Bitcoin, e consecutivamente outras criptomoedas. Esta informação vem de um advogado do Banco da Rússia, o Banco central do país.
De fato, o assunto já foi abordado diversas vezes no país comandado por Vladimir Putin. Anteriormente, o presidente do país já chegou a afirmar que as criptomoedas oferecem “sérios riscos”, incluindo a “lavagem de dinheiro proveniente de atividades criminosas“.
O país já chegou inclusive a bloquear portais de notícias sobre criptomoedas. Em outubro passado, autoridades russas restringiram o acesso a alguns portais de notícias sobre criptomoedas no país. Na época, o site da Cointelegraph e da Coinspot foram os alvos da proibição.
Além disso, em novembro passado foi informado que o governo russo e outros órgãos estavam desenvolvendo um mecanismo legal para apreender ativos digitais, incluindo criptomoedas. Com este projeto de lei, o governo busca garantir supervisão e controle total sobre o uso de criptomoedas em seu domínio.
Contudo, agora o governo busca proibir os ativos digitais no país de forma definitiva. Segundo Alexey Guznov , advogado do Banco da Rússia, a instituição bancária do país acredita que “há grandes riscos de legalizar as operações com as criptomoedas, do ponto de vista da estabilidade financeira, prevenção à lavagem de dinheiro e proteção ao consumidor”.
Guznov se posicionou contra as exchanges do país, afirmando ser “contra o fato de que existem instituições que organizam o lançamento de criptomoedas e facilitam sua circulação”.
“[O próximo projeto de lei] formula diretamente uma proibição desse problema, bem como da organização da circulação de criptomoedas, e introduz a responsabilidade por violação dessa proibição”, completou o advogado do Banco Central russo.