Visa, Mastercard, eBay, Stripe e Mercado Pago decidiram se retirar da Libra Association uma semana depois que o PayPal deixou o projeto, causando um grande golpe nos planos do Facebook para uma criptomoeda global distribuída. As retiradas foram relatadas pela primeira vez pelo Financial Times e Bloomberg.
Um porta-voz da Visa disse em entrevista: “A Visa decidiu não ingressar na Associação Libra neste momento. Continuaremos a avaliar e nossa decisão final será determinada por vários fatores, incluindo a capacidade da Associação de satisfazer plenamente todas as expectativas regulatórias necessárias”.
As empresas que se retiraram deixam Libra sem um grande processador de pagamentos nos EUA, um problema sério para o novo projeto.
“Nós respeitamos muito a visão da Libra Association”, afirmou o eBay em comunicado. “No entanto, o eBay tomou a decisão de não avançar como membro fundador. No momento, estamos focados em implementar a experiência de pagamentos gerenciados do eBay para nossos clientes.”
Stripe deu uma explicação semelhante para sua retirada. “O Stripe apóia projetos que visam tornar o comércio online mais acessível para pessoas em todo o mundo”, afirmou a empresa. “Libra tem esse potencial. Nós acompanharemos seu progresso de perto e permaneceremos abertos a trabalhar com a Associação Libra posteriormente.”
A Mastercard não se pronunciou sobre a sua retirada.
Em resposta, o chefe de política da Associação Libra, Dante Disparte, agradeceu às empresas pelo apoio contínuo à missão da organização.
“Estamos focados em avançar e continuar a construir uma forte associação de algumas das principais empresas do mundo, organizações de impacto social e outras partes interessadas”, afirmou Disparte. “Esperamos ansiosamente a reunião inaugural do Conselho da Associação Libra em apenas 3 dias e anunciaremos os membros iniciais da Associação Libra.”
Os demais membros da Libra estão enfrentando crescente pressão de governos e reguladores, muitos dos quais veem o projeto como uma ameaça ao sistema financeiro existente. Na quarta-feira, dois senadores democratas pediram à Visa, Mastercard e Stripe que reconsiderassem seu envolvimento com Libra, dizendo que isso poderia ter conseqüências regulatórias significativas para qualquer processador de pagamento envolvido.