As criptomoedas de inteligência artificial se beneficiam de dois dos melhores mundos da tecnologia: a blockchain e o mecanismo de inteligência artificial.
Operacionalizar uma rede de blockchain e criar uma criptomoeda processada por meio de inteligência artificial é uma forma de otimizar os recursos associados. Isso aumenta a eficiência da rede, tornando-a mais preditiva e, sobretudo, segura.
Enquanto a blockchain é o território nativo de uma criptomoeda e de uma rede de serviços criptografados, a inteligência artificial associada aos processos financeiros em blockchain tem a capacidade de automatizar diferentes ações, ainda mais quando são utilizados recursos de machine learning.
Com isso, as criptomoedas de inteligência artificial se tornam ainda mais seguras e mais rápidas em seus processamentos. Por isso, são ativos muito interessantes para se ter na carteira. Isso se dá, sobretudo, quando se tem no horizonte futuro a inteligência artificial revolucionando o mercado financeiro.
Principais Criptomoedas de Inteligência Artificial para Investir em 2025
Componha uma carteira ainda mais dinâmica com criptomoedas de inteligência artificial ainda nesta semana para ter resultados financeiros ainda mais surpreendentes:
- Internet Computer: Fuja das big techs para armazenar seus códigos.
- Near Protocol: Uma cripto que leva a sério a experiência do usuário.
- Render: Venda seu poder de renderização e ganhe criptomoedas!
- Artificial Superintelligence Alliance: A maior aliança para o desenvolvimento de IA.
- Bittensor: Mercado de IA descentralizado para capitalização de negócios.
O Que São Criptomoedas de Inteligência Artificial?
As criptomoedas de inteligência artificial fundem novas tecnologias de machine learning com as novas aplicações financeiras em blockchain.
Esse novo mercado de criptomoedas utilizam redes de algoritmos complexos para que transações posam ser otimizadas. Isso aumenta o nível de segurança e de confiabilidade da operação.
Com isso, as novas redes que introduzem inteligência artificial em sua operação têm maior eficiência, sobretudo por sua capacidade de automatização de processos e de autodesenvolvimento.
Além disso, as criptomoedas de inteligência artificial se beneficiam do machine learning sobretudo por se consolidarem como sistemas autônomos que aprendem a partir das suas demandas e dos dados gerados por elas.
O aprendizado de máquina é uma lógica que consiste na utilização de sistemas autônomos que se desenvolvem a partir dos resultados da sua própria operação. Com isso, as redes acabam, por meio dos dados gerados pelo sistema, “aprendendo”.
A demanda de aprendizado, no entanto, não é autônoma, mas seus desenvolvedores podem adequar a operação, tornando-a mais reponsiva e condizente com as necessidades dos usuários.
Além disso, as criptomoedas de inteligência artificial contam com sistemas e lógicas operacionais mais assertivas, que têm suas taxas de erro bastante reduzidas quando comparadas com outras operações semelhantes.
Dessa maneira, o resultado obtido a partir dessas novas dinâmicas tecnológicas aplicadas às criptomoedas impulsionam a inovação, revolucionam as atividades econômicas e, sobretudo, maximizam resultados financeiros dos seus investidores.
Análise das Principais Criptomoedas de IA em 2025
O mercado de criptomoedas está em constante evolução. Um novo marco desse mercado, sem dúvida, se trata da introdução das criptomoedas de inteligência artificial.
Escolher uma criptomoeda de inteligência artificial para compor a sua carteira de ativos tem mais a ver com uma escolha tecnológica, no entanto.
Como qualquer tipo de investimento, existem riscos associados ao investir em uma criptomoeda baseada em IA.
No entanto, caso essa seja sua opção para compor sua carteira, é importante frisar que pode ser uma alternativa excelente para apoiar novas tecnologias que, no futuro, podem ser determinantes para um novo cenário econômico promissor.
E, como estamos tratando de um mercado e de ativos de alta volatilidade, bem se sabe que quem “chega antes” em um investimento desse tipo acaba por garantir alta taxa de lucro quando outros investidores passam a perceber o quanto a criptomoeda pode ser promissora.
Agora, você irá conhecer em detalhes cada uma das criptomoedas promissoras de inteligência artificial, passo a passo, detalhe por detalhe.
Vamos lá? É hora de escolher aquele que mais tem a ver com as suas referências e preferências tecnológicas e apoiar novas criações que determinarão o passo de evolução desse mercado financeiro no futuro!
1 – Internet Computer
O Internet Computer ($ICP) é um projeto arrojado, que fornece infraestrutura de dados completa para desenvolvedores hospedarem seus códigos de maneira segura para lançarem aplicativos sem qualquer big tech envolvida no processo.
Mirando em um público cada vez mais independente, o Internet Computer quer que qualquer pessoa possa desenvolver aplicações dos mais diferentes tipos, que sejam realmente imunes a ataques cibernéticos e, sobretudo, nunca fiquem em suspensão por conta de manutenções de serviço ou de instabilidades de servidor.
Todos os aplicativos criados ou hospedados no Internet Computer têm a capacidade de processar tokens e, ainda, serem executados, diretamente pelo DAO.
Isso permite que o usuário crie diferentes tipos de conteúdos e de aplicações, incluindo modelos de Inteligência Artificial, jogos, front-ends e até mesmo blockchains, smart contracts capazes de processar qualquer tipo de token e até mídias sociais.
2 – Near Protocol
Quando se trata de experiência do usuário, o Near Protocol ($NEAR) é imbatível. O foco da equipe de desenvolvimento é inteiramente voltado para uma boa UX, de forma que sua blockchain tenha, sempre, a infraestrutura mais intuitiva do mercado.
E isso o Near Protocol busca a cada momento, capacitando seus desenvolvedores para criar rapidamente soluções descentralizadas em sua blockchain.
Hoje, com poucos cliques, qualquer pessoa com um mínimo de orientação para projeto consegue desenvolver uma solução na blockchain.
Isso faz com que o Near Protocol tenha se tornado uma grande referência no mercado quando o assunto é UX, sobretudo por sua capacidade de oferecer ferramentas avançadas de forma descomplicada para qualquer tipo de público.
Além disso, o Near Protocol também, orgulhosamente, se tornou uma organização livre de carbono e uma das blockchains mais comprometidas com o clima em todo o mercado.
A neutralização da pegada de carbono da Near Protocol acontece por meio do apoio a novos projetos verdes, sobretudo focados na preservação do Polo Sul.
3 – Render
O Render ($RENDER) surgiu no mercado como uma maneira de capitalizar o poder de processamento de renderização de máquinas ociosas.
De forma descentralizada, o Render conecta pessoas que precisam de uma maior capacidade de renderização dos seus projetos a pessoas que têm máquinas disponíveis para a execução da tarefa.
É possível, por meio do Render, receber demandas de renderização de diferentes mídias, desde 3D até projetos de vídeo.
Em um formato DePin (Decentralized Physical Network) bastante inovador, o Render é pioneiro no mercado de comercialização descentralizada de poder de hardware.
Para quem contrata o Render, a vantagem, certamente, se concentra na redução de custos, sobretudo ao comparar o serviço com outros de renderização centralizada.
Além disso, segurança também passa a ser um ponto de vantagem para o Render, que, por descentralizar demandas de renderização, protege seus clientes ao mesmo tempo que torna o trabalho mais rápido e, ainda, mais barato.
Para quem disponibiliza sua capacidade de processamento em hardware, as vantagens também são bastante interessantes, sobretudo por tornar rentável até mesmo o tempo de equipamento ocioso.
4 – Artificial Superintelligence Alliance
O token ($ASI) foi criado como um token de utilidade do projeto Artificial Superintelligence Alliance, que criou a maior entidade independente para criar, desenvolver e treinar novas Inteligências Artificiais de forma totalmente descentralizada e cooperativa.
A união de diferentes desenvolvedores ao redor do mundo visa, sobretudo, acelerar o ritmo de desenvolvimento da Inteligência Artificial de maneira que se possa chegar mais rapidamente à chamada Superinteligência Artificial.
Essa organização criou um ecossistema de produção e treinamento de Inteligências Artificiais totalmente descentralizado, de forma a oferecer alternativas para quem não deseja delimitar essa tecnologia como campo de exploração apenas das big techs.
Hoje, participam da Artificial Superintelligence Alliance a Fetch.ai. SingularityNET e, ainda, o Ocean Protocol, que se reúnem a fim de promover inovação, transparência e inclusão no desenvolvimento de novas IAs.
5 – Bittensor
O Bittensor ($TAO) é um projeto que mira o enfrentamento ao que o grupo que o criou toma como regime opressivo e criado por grandes mercados financeiros centralizados, criticando, com isso, até mesmo a maneira como as primeiras criptomoedas foram conduzidas ao longo da história.
Esse projeto pretende criar um ecossistema de commodities digitais, colocando no centro desse sistema a produção, o marketing e mecanismos de venda desses produtos.
No Bittensor tudo é descentralizado, até mesmo a rede como um todo, que opera em sub-redes inteligentes e conectadas de maneira inovadora, com foco no aumento da produção lucrativa, de forma que as redes se alimentem entre si, de uma inteligência para outra.
Qualquer pessoa pode se associar ao Bittensor, de forma que encontre na rede o potencial de capitalização para seus produtos e negócios, de maneira alternativa ao mercado tradicional de financiamento.
Como Começar a Investir em Criptomoedas de IA
A BingX é uma das melhores, maiores e mais confiáveis exchanges de criptoativos do mercado.
Com uma grande lista de ativos listados, a BingX tem um processo de compra facilitado, bastando que o usuário crie sua conta para acessar seu painel de investidor.
O primeiro passo, uma vez tendo seu registro já ativo, é fazer um depósito para adquirir criptomoedas. Atualmente, a BingX disponibiliza diferentes maneiras de compra, seja por meio de depósito de moeda fiduciária, seja por meio de trading P2P ou, ainda, por meio de cartão de crédito.
Uma vez que o usuário tenha realizado seu primeiro depósito ou, ainda, vinculado seu cartão à sua conta, basta buscar quais criptoativos deseja obter.
Sempre que selecionar um ativo interessante para compor a sua carteira de aplicações, o usuário poderá, então, selecionar qual a quantidade deseja adquirir. Isso pode ser compatível com o saldo da conta ou, ainda, definida para débito em cartão – e, então, seguir com a transação.
Essa liberdade que a BingX oferece aos seus usuários em formatos de compra é bastante interessante para quem está iniciando sua carta de investimentos em criptoativos.
É uma forma de garantir que os investimentos em criptomoedas se tornem acessíveis para qualquer perfil de usuário. Assim, é mais descomplicado obter criptos por meio da exchange do que por meio de outras exchanges do mercado.
Mesmo com tanta facilidade, no entanto, alguma atenção é necessária antes de adquirir criptomoedas.
O primeiro ponto a ser observado é o fato de que é necessário ter atenção ao mercado, pesquisar ativamente quais são as melhores opções em investimentos e, sobretudo, as movimentações de um ativo financeiro.
Vale, por fim, frisar que todos os ativos baseados em IA que aqui listamos estão disponíveis na exchange para compra e negociações!
Benefícios e Riscos de Investir em Criptomoedas de IA
Todo e qualquer tipo de investimento envolve algum tipo de risco. Até mesmo para se investir em poupança ou no Tesouro Direto, que são investimentos tidos como seguros, o investidor deve analisar o risco potencial.
Em criptomoedas não haveria de ser diferente. No entanto, por se tratar de um mercado descentralizado e autônomo, distante da regulação tradicionalmente imposta a bancos e outros emissores de investimentos, as criptomoedas são reguladas pelo próprio mercado.
Com isso, existe a impressão de se tratar de um mercado de alto risco, quando, na verdade, se ignora que todo e qualquer tipo de investimento envolve risco potencial.
Assim, ainda que as criptomoedas de inteligência artificial sejam uma novidade no mercado, não estamos falando de ativos que oferecem risco mais elevado.
Ainda assim, não estamos também tratando de criptomoedas estáveis, como aquelas associadas ao dólar ou, ainda, de Ethereum e Bitcoin.
Com isso, para analisar qual criptomoeda vale seu investimento, é essencial que os investidores acompanhem de forma atenta seus movimentos. Além de acompanhar os movimentos das criptomoedas, no entanto, deve também se nutrir com conhecimentos a respeito do projeto que apoia.
Essa é uma maneira de garantir maior segurança ao comprar uma criptomoeda e, ainda, garantir que seus investimentos terão o retorno esperado. No entanto, esse retorno pode ser financeiro, em apoiar um projeto interessante e com potencial de mudar o mercado.
Conclusão
As criptomoedas que fundem blockchain com soluções de inteligência artificial estão se popularizando graças às suas ferramentas inovadoras. Essas ferramentas disponibilizam para investidores recursos valiosos para suas organizações ou, ainda, para otimizar seus rendimentos financeiros.
Aqui no BitNotícias você sempre fica por dentro das melhores opções em investimentos em criptoativos! Além disso, descobre, antes, quais as tendências que marcarão o futuro das criptomoedas.