A Berkshire Hathaway divulgou os resultados consolidados da empresa do terceiro trimestre de 2019, onde houve um aumento de 14% no lucro operacional do conglomerado em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi de US $ 7,86 bilhões, um aumento que surpreendeu os analistas.
O conglomerado de Buffet é o mais valioso de ações nos Estados Unidos, chegando a incrível cifra de fechamento, na última sexta-feira (1), de US $ 323 mil por ação.
Buffet, que é o maior investidor vivo de todos os tempos, por meio de sua empresa, ainda informou que fechou setembro com um valor em caixa de pouco mais de US $ 128 bilhões, mesmo que a empresa tenha ainda gasto US $ 700 milhões em recompra de ações. Entretanto, ainda em houve uma queda de 11% no lucro líquido do período.
A empresa com sede em Omaha nos EUA é avaliada, hoje, em US $ 500 bilhões, sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, controlando quase 90 empresas e com influência significativa em muitas outras.
A Berkshire Hathaway foi adquirida por Warren Buffet juntamente com seu sócio, Charlie Munger, que passaram a investir fortemente na área de seguros por 40 anos e, de 2007 pra cá, passaram a investir em grandes companhias industriais.
“Buy and hold”
O megainvestidor foi o criador do termo “buy and hold”, que traduz o pensamento de que há a necessidade de investir em empresas onde haja fundamentos. Buffet diz que é necessário comprar não apenas com o pensamento de um mero especulador, mas sim, passar a ser um parceiro da empresa.
O milionário acredita que há um valor intrínseco por trás das empresas e que ele se ajusta ao mercado com o passar do tempo. E que quando é feito o valuation de forma adequada, o investidor pode então passar a usufruir de um negócio com um valor baixo que trará bons retornos de lucro e dividendos.
O conceito mais divulgado por Buffet é a questão de reservas de caixa para oportunidades, o que explica o volume altíssimo divulgado por sua empresa – mais de US $ 128 bilhões em caixa.
“Tenha medo quando todos estão animados, e coragem quando todos estejam com medo.”, diz Warren Buffet em seus livros.
Segundo Buffet, quando o mercado encontra-se em alta, dificilmente há oportunidades que valham a pena. Ou seja, “o preço é o que você paga e o valor é o que você recebe”. Se você paga mais por um ativo do que ele vale, você estará perdendo dinheiro. E o mercado em alta é perigoso por conta disso.
Nos últimos tempos, as ações de Warren Buffet têm demonstrado o medo de realizar aportes neste momento em qualquer classe de ativos. Isto definitivamente não é um bom sinal para a economia global.
O maior investidor do mundo se desfez de alguns investimentos e não está realizando compra de nenhum tipo de ativo. E o fato de sua empresa estar fazendo caixa demonstra que há uma possível crise à vista. Buffet deve estar se preparando para expandir ainda mais suas empresas, comprando quando todo mundo estiver com medo do mercado.