A Bakkt se tornou uma das maiores forças competitivas no mercado de contratos futuros, tendo apresentado um ótimo mês de novembro, quando a empresa não apenas dobrou seu maior volume já registrado, mas também apresentou um bom desempenho, o que fez mudar a ideia inicial de que Wall Street prefere seus futuros de BTC liquidados em dinheiro.
Os números apresentados pela bolsa são consistentes e crescentes, tendo picos de 42 milhões de dólares e mínimos de 5 milhões de dólares, dando um volume diário superior a 13 milhões de dólares.
A volatilidade do Bitcoin, intensificada pelas notícias da China em relação à moeda digital, e a especulação do mercado fizeram com que o volume mais alto já registrado dobrasse em relação a última semana. Além disso, a Bakkt atingiu mais de 35 milhões de dólares na métrica Open Interest, de acordo com a Skew Markets.
Já a CME, de modo geral não apresentou um novembro tão surpreendente assim, mas tem melhorado na última semana. A bolsa de Chicago apresentou, entre os dias 22 e 27 deste mês, uma média superior a 10 mil contratos negociados por dia, um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior.
Nos últimos três dias, a empresa apresentou uma melhora ainda mais significativa, foram negociados mais de 11.400 contratos por dia, com uma média de cinco BTC por contrato, fazendo com que a empresa tenha movimentado mais de 400 milhões de dólares no período.
Os vencimentos dos contratos futuros da CME também exercem importante influência no preço do Bitcoin, que em geral apresenta uma queda de mais de 2% durante o período de fechamento dos contratos, de acordo com um estudo de Bendik Norheim Schei, analista de criptomoedas da Arcane Crypto. “Estatisticamente, é altamente improvável que o preço caia
antes da liquidação da CME seja causado por mera coincidência” afirma Schei, completando que é incerto afirmar que isso se deva a “manipulação deliberada” por parte da empresa.
O estudo de Schei analisou dados de janeiro de 2018 a agosto de 2019, não levando em conta o impacto que a Bakkt teve no mercado de futuros de BTC. A ausência de dados da plataforma de ativos digitais da Intercontinental Exchange não pode ser subestimada, devido ao grande impacto que a empresa vem demonstrando ter no mercado de futuros. Para Mati Greenspan, fundador da Quantum Economics, o estudo deve ser refeito após a Bakkt tiver tempo de se consolidar no mercado, afirmando que “teremos que aguardar mais dados para entender os seus efeitos”.